Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
18 Outubro 2018
quinta-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Desporto
Pesquisar
Jovens nadadores mealhadenses conquistam pódios no Open de Portugal
04 Ago 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 1049
Acessibilidade:

Eduardo Fernandes e Beatriz Gaspar carimbaram a participação no Open de Portugal – Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, que decorreu na Piscina Olímpica do Jamor, com excelentes resultados. Beatriz Gaspar sagrou-se Vice Campeã Nacional dos 400 Livres e conquistou o terceiro Lugar nos 200 Livres, já Eduardo Fernandes foi Tetra Campeão Nacional (200 e 400 Estilos, 400 Livres e 200 Mariposa) e recebeu ainda o Prémio de Campeão Nacional de Fundo.

Finda a competição que durou quatro dias, Guilherme Duarte, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, assinalou os feitos alcançados por Eduardo Fernandes e Beatriz Gaspar, no início da Reunião de Câmara de dia 30 de julho, e deu os parabéns aos nadadores, afirmando que os resultados obtidos são dignos de “regozijo para o desporto local”.

António José Silva, presidente da Fundação Portuguesa de Natação (FPN) referiu que a grande aposta desta competição residiu na qualidade e referiu que o objetivo era ter “Portugal a Nadar com Talento”. Talento não falta aos dois nadadores mealhadenses, treinados por José Eduardo Fernandes, ao serviço da secção de Natação do Hóquei Clube da Mealhada/Crédito Agrícola (HCM/CA).

Resultados alcançados não surpreendem o treinador

Para o treinador dos dois atletas os resultados obtidos não o surpreenderam, na medida em que ambos se prepararão para os objetivos alcançados nesta competição, ainda assim não esconde a satisfação, “sinto uma alegria enorme e acima de tudo um grande orgulho porque ambos os atletas tiveram uma época desportiva de grande desgaste, com muitos treinos e competições, mas mesmo assim conseguiram atingir todos os objetivos traçados no início da época”, diz José Eduardo Fernandes.

Até chegar às competições a preparação é essencial, por isso os atletas fazem uma média de 6 a 9 treinos dentro da pista e entre 2 a 4 treinos em ginásio. Eduardo Fernandes, em entrevista ao Jornal da Mealhada, referiu que semanalmente faz 25 horas de treino. Por outro lado, Beatriz Gaspar disse-nos que treina cerca de 15 horas por semana, porém confessou que o número de horas despendidas “varia muito consoante a parte da época desportiva em questão”.

No Open de Portugal - Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos, os dois nadadores mostraram estar com um excelente nível de rendimento, alcançado vários pódios em diferentes estilos.

“É muito importante ver o nosso trabalho reconhecido”, Eduardo Fernandes

Eduardo Fernandes, em entrevista ao Jornal da Mealhada, confessou que a prova desta competição que mais gosto lhe deu ganhar “foi os 400 livres, pois foi uma prova bastante disputada”, porém este não é o estilo da sua eleição, “o estilo que mais gosto de nadar é mariposa, apesar de ser o que exige mais esforço, é aquele que me dá mais prazer”.

No que se refere ao reconhecimento dos resultados que alcançou, Eduardo Fernandes admite “é muito importante ver o nosso trabalho reconhecido, pois quando atingimos os nossos objetivos gostamos de ser valorizados por isso, assim, sinto uma enorme alegria quando alguém elogia o meu trabalho”.

A Vice Campeã Nacional dos 400 Livres classificou a sensação da conquista do título como “inexplicável” e partilhou com o Jornal da Mealhada o que pensou no momento em que terminou a prova, “Tu conseguiste! Tu és Vice Campeã Nacional!”, concluindo “estava quase em estado de choque…Sentia-me grata, feliz, cansada, radiante…Tudo ao mesmo tempo! Foi simplesmente espetacular!”

Beatriz Gaspar confessou-nos que o cansaço psicológico foi a maior dificuldade com que se debateu na prova em que alcançou o título de Vice-Campeã e revelou-nos como conseguiu dar a volta para ganhar “quando comecei a sentir o meu corpo a ficar cansado e com dores tive de arranjar uma espécie de voz interior, para insistir comigo mesma, usando um discurso positivo como: “Insiste e persiste”, “Treinaste para isto”, “Força miúda!”

“Saio com um sentimento de dever cumprido e muito boas recordações”, José Eduardo Fernandes

José Eduardo Fernandes, pai e treinador de Eduardo Fernandes, está orgulhoso do percurso de dez anos de treino ao atleta e dos frutos alcançados com essa parceria de trabalho desde 2008. No caso de Beatriz Gaspar, a atleta é treinada por José Fernandes há um ano e dois meses, sendo que a nadadora terá integrado a secção de natação do HCM/CA no final da época anterior. Para José Fernandes os vários títulos alcançados pela nadadora e a presença em seleções regionais, interdistritais e nacionais, são motivo de muita satisfação.

O percurso desportivo, enquanto treinador e atleta, de José Eduardo Fernandes no HCM/CA chegou ao fim, no dia 31 de julho, mas refere “saio com um sentimento de dever cumprido e muito boas recordações. Foi, de facto, uma vivência da qual nunca me esquecerei e da qual não estou minimamente arrependido”. Apesar de já ter oficializado a sua saída, o treinador garantiu ao nosso jornal que irá a acompanhar os atletas do clube nas competições de águas abertas do Circuito de Mar do Algarve, agendadas para agosto.

“Num futuro mais longínquo os Jogos Olímpicos são o objetivo”, Eduardo Fernandes

Na história do HCM/CA, José Fernandes deixa um valioso legado “ao longo das 5 épocas desportivas que estive no Clube os nossos atletas conquistaram mais de 900 pódios, de âmbito Regional, Inter Distrital, Nacional e Internacional, tendo sido convocados para as Seleções Regionais, Inter Distritais e Nacionais. Dois dos nossos atletas encontram-se no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. Destaco os 74 pódios de âmbito nacional e os 7 Internacionais conquistados”, refere o treinador em cessação de funções.

Para o futuro, Eduardo Fernandes e Beatriz Gaspar já têm objetivos traçados. No caso de Eduardo Fernandes, a curto prazo, o foco está em alcançar os mínimos de acesso ao Campeonato Europeu de Juniores, objetivo que partilha com Beatriz Gaspar, e avança que “num futuro mais longínquo os Jogos Olímpicos são o objetivo”.

“Bater recordes regionais, talvez até nacionais” é o novo objetivo de Beatriz Gaspar

Beatriz Gaspar começou por dizer ao Jornal da Mealhada que um dos seus grandes objetivos já foi alcançado este ano “em abril fui convidada para integrar o Centro de Alto Rendimento de Natação de Rio Maior, no qual estou há cerca de um mês. Era um dos meus grandes objetivos no início desta época desportiva (setembro), que com muito esforço e dedicação consegui realizar”. De futuro, a nadadora revela que ambiciona ir a “campeonatos no estrangeiro, com a seleção nacional pré júnior, e bater recordes regionais, talvez até nacionais”.

José Eduardo Fernandes, a fechar a entrevista aproveitou para “desejar a todos os atletas, treinadores, dirigentes e sócios do Clube as maiores felicidades” e termina deixando uma mensagem a todos os nadadores com que trabalhou “desejo, para todos os meus nadadores, que obtenham os melhores resultados desportivos, mas que acima de tudo o façam de forma saudável, sem queimar etapas, mantendo um nível de aproveitamento escolar exemplar e que sejam muito felizes”.

Os atletas mealhadenses celebram uma prova recheada de vitórias, preparando a participação no Circuito de Mar Algarve 2018. A secção de natação do HCM/CA estará representada nesta competição de águas abertas, agendada para este mês, ainda com o apoio desportivo de José Eduardo Fernandes.

Tags: Open de Portugal, Natação, Desporto
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Quinta T1
Venda - Usado
Coimbra
Figueira da Foz, Quiaios
Consultar Imóvel »
Apartamento T3
Venda - Usado
Aveiro
Murtosa, Torreira
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.