Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
19 Novembro 2018
segunda-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Autarquia deu “as boas vindas” à comunidade educativa
13 Set 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 378
Acessibilidade:

No passado dia 11 de setembro o Cineteatro Municipal Messias recebeu a comunidade educativa de todas as unidades de ensino pertencentes à rede escolar do concelho da Mealhada. Neste evento estiveram presentes Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e responsável pelo pelouro da educação, Manuela Alves, diretora geral e pedagógica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e Susana Branco Baptista de Oliveira, chefe do Setor de Educação.

A autarquia saudou os docentes e não docentes que marcaram presença no evento, dando um especial cumprimento aos cerca de 40 professores que foram colocados na Mealhada para lecionar ao longo deste ano letivo, “desejo um belíssimo ano para quem vem para a Mealhada pela primeira vez, apreciem a nossa terra que é o melhor município”, disse Rui Marqueiro.

“Somos procurados por alunos de outros concelhos para estudarem nas nossas escolas”, Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e responsável pelo pelouro da educação

Guilherme Duarte, começou por partilhar com todos os presentes que um dos motivos de maior orgulho da autarquia tem que ver com o número de alunos que estudam na Mealhada, “estudam mais alunos na Mealhada do que aqueles que efetivamente poderiam estudar. Ou seja, somos procurados por alunos de outros concelhos para estudarem nas nossas escolas, o que para nós é motivo de alguma satisfação e de orgulho, porque é sinal de que existe pessoal docente e não docente e condições nas escolas que fazem com que venham para a Mealhada”.

O vice-presidente de câmara prosseguiu a sua comunicação elucidando quais são as atividades nas quais a câmara tem implicação, deixando bem claro que “a gestão pedagógica é da escola e a gestão e a manutenção dos espaços são da responsabilidade da autarquia”.

“A gestão pedagógica é da escola e a gestão e a manutenção dos espaços são da responsabilidade da autarquia”, Guilherme Duarte

Assim sendo, Guilherme Duarte avançou que a autarquia vai criar dois Centros de Intervenção e Estimulação Multissensorial (salas snoezelen), que visam contribuir para a melhoria da aprendizagem de cerca de uma centena de crianças das Escolas Básicas Nº 2 da Mealhada e da Pampilhosa, no âmbito do projeto de Combate ao Insucesso Escolar do Município da Mealhada. A autarquia irá, também, colocar ao dispor do Agrupamento de Escolas da Mealhada e, em especial, da Escola Secundária da Mealhada, uma equipa multidisciplinar, constituída por dois terapeutas da fala, um musicoterapeuta e um técnico de tecnologias da informação e comunicação. Na Escola Secundária da Mealhada existirá uma sala do futuro, um espaço que procura motivar os alunos para o conhecimento com o recurso às mais variadas tecnologias, desde painéis táteis abstratos a Kits de robótica, porém os equipamentos só serão instalados após a conclusão das obras que estão a decorrer.

As intervenções que estão a decorrer na Escola Secundária da Mealhada foram também tema de conversa, na receção municipal, merecendo da parte de Rui Marqueiro e de Guilherme Duarte palavras de consternação e apelo à compreensão da comunidade educativa para os próximos meses em que vão decorrer as obras, “vão haver algumas perturbações, por certo, vão haver alguns problemas, mas no futuro a escola ficará melhor”, refere Rui Marqueiro. Concluída esta obra, o responsável pelo pelouro da educação, Guilherme Duarte, refere que o próximo investimento será na Escola Básica Nº 2 da Mealhada, “quando terminarmos as obras na Escola Secundária, esperamos que seja muito em breve, vai haver uma intervenção prioritária na Escola Básica Nº 2 da Mealhada, uma escola que tem necessidades, nós todos sabemos disso, e essas obras são mais do que merecidas e justificadas, porque ao longo dos tempos não têm sido feitas obras dignas para a escola”.

“Quando terminarmos as obras na Escola Secundária, esperamos que seja muito em breve, vai haver uma intervenção prioritária na Escola Básica Nº 2 da Mealhada”, Guilherme Duarte

Em curso estão também as obras de intervenção nos Jardins de Infância do Canedo que, de acordo com Guilherme Duarte, se encontram em estado avançado, assim como as que estão a decorrer no Jardim de Infância do Carquejo, prevendo-se a mudança dos alunos para o espaço até janeiro de 2019. Em atraso, também, está a intervenção no Jardim de Infância de Casal Comba, “que começou e num ápice parou (…), porque não houve estudo geológico dos terrenos onde o projeto foi implementado, por acharem que não era preciso, e concluiu-se que algumas das fundações poderiam não oferecer as melhores condições”. Guilherme Duarte aproveitou para tranquilizar a comunidade educativa presente, sobre as obras neste último espaço, dizendo que a paragem na obra “não quer dizer que ela não vai ser feita”.

A rede escolar do concelho da Mealhada tem cerca de 2000 alunos, distribuídos pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Dezenas de professores, educadores e auxiliares vão trabalhar na Escola Secundária, nas Escolas Básicas da Mealhada e da Pampilhosa, nos Centros Escolares da Mealhada, do Luso e da Pampilhosa, nas Escolas de Primeiro Ciclo do Barcouço, Casal Comba e Antes, assim como nos Jardins de Infância do Carquejo, Canedo, Casal Comba, Pampilhosa e Quinta do Valongo.

“Nós iremos dar oportunidade a todos os que ficam na escola até às 17h ou 17h30 de poder lanchar na escola, mediante uma inscrição”, Guilherme Duarte

Para fazer chegar os alunos, e agora toda a comunidade, aos centros escolares da Mealhada e do Luso, a autarquia coloca ao dispor de todos uma rede de transportes alargada. Mas ainda em termos de benefícios, a autarquia introduz inovações neste ano letivo, nomeadamente no que respeita à disponibilização de lanches nas escolas, “as crianças passam muito tempo na escola e para as famílias seria complicado trazer lanche para as crianças comerem a meio da manhã e depois quando iam ter as atividades de enriquecimento curricular. Nós iremos dar oportunidade a todos os que ficam na escola até às 17h ou 17h30 de poder lanchar na escola, mediante uma inscrição”, que terá um valor acessível.

Fazendo jus à prática da autarquia nos últimos anos, o município vai atribuir um subsídio de apoio à atividade, por aluno, aos estabelecimentos de ensino. As atividades a que se referem são as extracurriculares, entre as quais se encontram o inglês, a música, a educação e a expressão físico-motora, bem como o xadrez, aplicável aos 3º e 4º anos. Com exceção do xadrez, todas as atividades mencionadas são extensivas ao ensino pré-escolar. Para lecionar estas atividades foi aberto um concurso no dia 11 de setembro, uma vez que o Ministério da Educação consentiu essa operação nessa data, para 20 profissionais que vão iniciar funções no dia 17 de setembro, tal como referiu Guilherme Duarte.

O apoio financeiro também se manterá, nomeadamente, através da atribuição de bolsas de estudo e de mérito, aos alunos que tenham melhor aproveitamento escolar. Quanto aos projetos propostos pelo Agrupamento de Escolas da Mealhada, a autarquia compromete-se a continuar a apoiá-los, estando já garantidas para este ano as Escolídas e Escolíadas Júnior, projetos que visam fomentar a arte na edução das crianças.

Guilherme Duarte terminou a sua intervenção com uma citação de Jean Piaget, “o principal objetivo da edução é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”.

O ensino ganha com a colaboração de todos

Numa perspetiva de incentivo para o trabalho a desenvolver no novo ano letivo, Manuela Alves, diretora geral e pedagógica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), deixa uma mensagem a toda a comunidade educativa “se todos colaborarmos, todos trabalharmos, acho que o concelho fica a ganhar, os alunos ficam a ganhar e conseguimos efetivamente fazer a diferença na vida de muitas crianças, de muitos jovens e, com certeza, as vamos ajudar a escolher um futuro melhor”. 

A encerrar a sessão de “boas-vindas”, Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, começa por desejar um bom ano letivo aos assistentes operacionais e refere a importância deste momento “para termos ideia do que é o corpo educativo no concelho da Mealhada”. Sem se demorar muito nas palavras, o diretor do agrupamento escolar fez menção à importância da educação e à respetiva desvalorização, “não há nada talvez tão importante como a educação, como a gente ouve constantemente da boca dos políticos, mas simultaneamente a educação nunca foi tão pouco valorizada. Como sabemos, a razão para explicar isto é relativamente fácil: porque é barato, além de que dá milhões”. Ainda sim, Fernando Trindade deseja a todos “um belo ano letivo”, acreditando que “Platão tinha razão quando dizia que o bom e belo são a mesma coisa”.

“Não há nada talvez tão importante como a educação, (…) mas simultaneamente a educação nunca foi tão pouco valorizada.”, Fernando Trindade, diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada

Finda a sessão de receção à comunidade educativa, seguiu-se o almoço, e a partir das 14h a autarquia propôs, especialmente aos novos docentes, uma visita ao concelho para que tivessem noção do território onde vão lecionar nos próximos meses.

Tags: Receção, Escola, Mealhada
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia Isolada T5
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro,
Consultar Imóvel »
Loja
Venda - Usado
Aveiro
Ovar, Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.