Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
16 Outubro 2018
terça-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Ministro do Planeamento e das Infraestruturas inaugura investimento de 6 milhões no Parque Industrial de Mortágua
11 Out 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 155
Acessibilidade:

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, esteve no concelho de Mortágua, no passado dia 10 de outubro, para inaugurar o Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira e para inaugurar também as empresas Morpneus e Pellets Power, empresas dizimadas pelo incêndio de dia 15 de outubro de 2017.

A iniciar a sessão solene de inauguração da ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, José Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, começou por dizer que “estamos perante o segundo maior investimento de sempre no município e o maior em termos globais, que ultrapassa os seis milhões de euros". O autarca esclareceu que o investimento dos privados, em infraestruturas e terrenos, para que o espaço pudesse aumentar quatro vezes mais “é superior a 100 milhões de euros”.

O autarca recordou ainda que neste parque estão sediadas empresas que perderam tudo nos incêndios de dia 15 de outubro de 2017, aproveitando para realçar o empenho dos empresários em reerguer os respetivos negócios, “temos um bom exemplo de empresários de excelência, determinados, sem medo de correr riscos e sempre otimistas, mesmo na adversidade” e continua “nunca desistiram e reergueram os seus negócios e, em alguns casos, mais do que duplicaram ou triplicaram o projeto inicial e a área de construção".

Pedro Marques, que assistiu à sessão inaugural do parque industrial de Mortágua, esteve também presente na reabertura de duas outras empresas que as chamas de 15 de outubro dizimaram: a Pellets Power e a Morpneus.

A empresa de pneus conta com 32 anos de existência e para a reabertura foi dado conhecimento, na sessão de reabertura, que foi feito um investimento total de 1,2 milhões de euros, 153 mil dos quais foram comparticipados por dinheiros públicos, sendo que o restante foi pago pelo seguro e por fundos financeiros da Morpneus, tal como referiu Jorge Silva, um dos sócios da empresa. Nas novas instalações, além do material de segurança e combate a incêndios que a lei impõe, Jorge Silva disse que tem "um depósito com 8.500 litros de água, onde será adaptada uma bomba ligada a um pequeno gerador para uma primeira" intervenção em caso de incêndio.

Relativamente à Pellets Power, empresa de produção de pellets (combustível orgânico, substituto da lenha, normalmente utilizado em lareiras com recuperador de calor), recordamos que esta foi uma empresa cujo incêndio resultou num prejuízo que ascendeu aos 30 milhões de euros, porém, nesta data a empresa mostrou que se conseguiu reerguer, estando já neste momento a laborar.

O ministro aproveitou para elogiar os empresários e destacou o desempenho, o esforço e o trabalho da autarquia, assim como o investimento por parte do Governo, não apenas na reconstrução pós-incêndio, como nas obras em curso no IP3, itinerário próximo do parque industrial. "Há investimentos, como o do IP3, que já começou e que vai continuar, que são feitos com o Orçamento de Estado, porque agora não podemos usar os fundos comunitários, porque na altura (do anterior Governo) se dizia que fazer esses investimentos era pôr o país a andar para trás em vez de o pôr a andar para a frente", afirmou Pedro Marques.

Na reta final da intervenção, Pedro Marques fez menção a um programa global que implica um "investimento de 180 milhões de euros, onde cerca de metade são para zonas industriais como esta e o outro tanto para os acessos a essas mesmas zonas empresariais, sendo que a fatia do centro do país, e que inclui Mortágua, é de 47 milhões de euros".

Tags: Ministro, Investimento, Mortágua
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T2
Venda - Usado
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Terreno
Venda -
Aveiro
Santa Maria da Feira, Canedo, Vale e Vila Maior
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.