Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
18 Outubro 2018
quinta-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
LPCC promove formação gratuita para farmacêuticos do distrito de Aveiro
12 Out 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 134
Acessibilidade:

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC NRC) vai levar a cabo, no dia 26 de outubro, em parceria com a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, uma formação, dirigida aos farmacêuticos do distrito de Aveiro, intitulada “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico”.

Esta formação tem como objetivo a promoção de conhecimentos sobre a doença oncológica, de forma a tornar os farmacêuticos agentes ativos na prevenção primária e secundária do cancro.

A LPCC NRC promove, desde 2015, um projeto de formação e educação para a saúde sobre o cancro junto dos farmacêuticos, a qual confere aos participantes um certificado.

Tendo em conta que os farmacêuticos são, muitas vezes, o primeiro contacto que as pessoas têm para atenuar alguns sintomas que podem indiciar patologias graves, o papel destes agentes de saúde tornou-se mais amplo. Precisamente por isso, a LPCC entendeu que havia de investir na formação dos farmacêuticos no que se refere à temática da doença oncológica.

De acordo com o Plano Nacional de Saúde, e tendo em conta que as doenças oncológicas são a segunda principal causa de morte em Portugal, o combate ao cancro é uma das prioridades da saúde em Portugal. A promoção da saúde e prevenção da doença oncológica são áreas consideradas prioritárias, com especial atenção dada à educação para a saúde e à articulação entre diferentes entidades, nomeadamente instituições não-governamentais com atividade na luta contra o cancro, como a LPCC.

Assim sendo, “Cancro: A intervenção do Farmacêutico” é um curso criado pela Ordem dos Enfermeiros, com vista a promover conhecimentos sobre a doença oncológica, incluindo causas e fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, programas de rastreio e risco de infertilidade em doentes oncológicos.

Para falar aos farmacêuticos foi selecionado um vasto naipe de especialistas em matéria de oncologia. Inicialmente a LPCC é apresentada, em particular o apoio social prestado aos doentes oncológicos, com as intervenções de Miguel Pina e Margarida Costa. Seguem-se as questões da “Epidemiologia e Prevenção Primária do Cancro”, tratadas por Cátia Domingues. Carlos Freire de Oliveira, presidente da LPCC NRC e especialista em oncologia médica, vai falar sobre “Prevenção Secundária do Cancro: Cancros Rastreáveis” e Ana Paula Sousa, pertencente ao Centro de Preservação da Fertilidade – CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), vai tratar do tema da “Infertilidade e Preservação da Fertilidade em Doentes Oncológicos”. “O Papel do Farmacêutico num Contexto Oncológico”, desenvolvido por Rute Salvador, que trabalha no CHUC, é o último módulo da formação.

O curso “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” está integrado no programa de comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que, ao longo de 2018, sob o mote "No Centro da Luta Contra o Cancro", tem o objetivo de consciencializar “o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.

Tags: LPCC, Farmacêuticos, Região
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia Isolada T5
Venda - Usado
Aveiro
Oliveira de Azeméis, Vila de Cucujães
Consultar Imóvel »
Apartamento T2
Venda - Usado
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.