Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
10 Dezembro 2018
segunda-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Anadia foi um dos municípios bairradinos a conquistar o Galardão ECOXXI
06 Dez 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 73
Acessibilidade:

No passado dia 29 de novembro, o Cineteatro de Estarreja foi o palco da cerimónia de entrega do “Galardão ECOXXI”. A distinção, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), também conquistada pela Mealhada, foi atribuída pelo quarto ano consecutivo a Anadia.

Reconhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável, é este o objetivo da distinção “Galardão ECOXXI”, por parte da ABAE.

Anadia deu mostra de que continua a fazer jus à promoção da sustentabilidade no município, por isso, na pessoa de Lino Pintado, vereador com o pelouro do ambiente, e de José Carlos Cardoso, chefe de divisão dos serviços de ambiente da Câmara Municipal de Anadia, José Archer, presidente da ABAE, entregou o diploma, assim como a bandeira ECOXXI e uma medalha de participação, que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país.

De acordo com a autarquia anadiense, o município “teve a maior pontuação de sempre, com 67 por cento, o que corresponde ao 22º lugar, no ranking dos municípios ambientalmente mais sustentáveis”, algo que vem comprovar o aumento da sustentabilidade na avaliação dos diferentes critérios analisados, subindo, assim, nos respetivos patamares. Atendendo à taxa de sucesso da ação no município, foi também atribuída a bandeira verde ECOXXI ao município, uma vez que esta é entregue quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50 por cento.

Recordamos que a avaliação do desempenho dos municípios é sustentada em ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios, a qual se baseia num sistema de 21 indicadores, desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e os respetivos júris especializados.

As áreas temáticas cobertas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico e vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e, ainda, a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros.

Tags: EcoXXI, Galardão, Anadia
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T3
Venda - Novo
Coimbra
Figueira da Foz, São Pedro
Consultar Imóvel »
Terreno Urbano
Venda -
Coimbra
Figueira da Foz, Alhadas
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.