Gastronomia e eventos culturais foram destaques do concelho na BTL
A vertente patrimonial e ambiental esteve também em evidência.
A Mealhada marcou presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, em Lisboa, “integrando diferentes espaços de promoção e reforçando a visibilidade do concelho junto do público e dos profissionais do setor turístico. A gastronomia assumiu papel central nesta participação, com as “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho, Leitão”, a percorrerem os espaços da Comunidade Intermunicipal da Região Metropolitana de Coimbra, Turismo Centro de Portugal e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago”, afirma o comunicado do Município da Mealhada.
“As degustações incluíram ainda produtos emblemáticos da doçaria local, como as Broinhas de Santiago e o Morgado do Bussaco, que suscitaram forte interesse por parte dos visitantes. Ao longo dos dias da feira, a Mealhada destacou-se pela autenticidade dos seus sabores, alinhada nesta questão gastronómica com a estratégia da Região Metropolitana de Coimbra, Turismo do Centro e Caminho de Santiago, e pela coerência da sua oferta, captando a atenção de operadores turísticos, órgãos de comunicação social e público em geral”, aponta a mesma fonte.
No plano da promoção conjunta, a marca Mondego Bussaco, desenvolvida em parceria com os municípios de Mortágua e Penacova, apresentou os principais eventos previstos para este ano, entre os quais o Rally Legends e a recriação histórica da Batalha do Bussaco, iniciativas que reforçam a atratividade do território e a sua capacidade de mobilização. O Município deu destaque a outros eventos relevantes do calendário anual, como a Semana Santa Luso-Bussaco, o 231 Fest, o Meajazz e a FAG – Feira de Artesanato e Gastronomia, entre outros, que estruturam a programação cultural e turística do concelho ao longo do ano. A vertente patrimonial e ambiental esteve também em evidência, com a promoção da Mata Nacional do Bussaco, símbolo maior do património natural da região, e da edição deste ano da Semana Santa, forte aposta no turismo religioso que conjuga espiritualidade, tradição e valorização do território.
O Carnaval da Mealhada saiu do concelho e levou até à FIL o ritmo e a energia das suas escolas de samba, com vários elementos a desfilarem pelos pavilhões, num apontamento que não passou despercebido a quem visitava a feira.
Para a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, com o pelouro do Turismo, Filomena Pinheiro, “a presença da Mealhada na BTL é estratégica e reflete uma visão integrada do nosso posicionamento turístico. Afirmamo-nos pela excelência da nossa gastronomia, pela singularidade do nosso património natural e pela força dos nossos eventos. Somos um destino autêntico, com identidade própria e com capacidade de atrair visitantes ao longo de todo o ano.” “Estamos a consolidar a Mealhada como um território de experiências. Trabalhamos em rede, ao nível intermunicipal e regional e valorizamos os nossos ativos distintivos, desde o Bussaco à cultura popular, passando pela nossa mesa. A BTL é uma montra privilegiada para projetar esta ambição e reforçar a notoriedade do concelho no panorama turístico nacional.”, concluiu a autarca.
Autor: Jornal da Mealhada



