Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 às 09:12

Nova programação do Cineteatro Messias é “De Todos Para Todos”

Nova programação do Cineteatro Messias é “De Todos Para Todos”

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

@Jornal da Mealhada

Nova programação do Cineteatro Messias é “De Todos Para Todos”
@Jornal da Mealhada
@Jornal da Mealhada
@Jornal da Mealhada
@Jornal da Mealhada

CulturaLocal

Nova programação do Cineteatro Messias é “De Todos Para Todos”

Os eventos cruzam música, teatro, dança, cinema e artes visuais, oficinas, criação artística e propostas para famílias

A programação do último quadrimestre de 2026 do Cineteatro Municipal Messias foi apresentada a 14 de setembroe teve como objetivo dar a conhecer as iniciativas de várias áreas culturais.

A sessão contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, da vice-presidente, Filomena Pinheiro, e de Carlos Veríssimo, o programador do espaço.

No início da apresentação, o autarca da Mealhada destacou que este ano a programação dá ênfase “a uma cultura diferenciadora. Queremos que o Cineteatro Messias seja mais do que uma sala de espetáculos. Que seja um lugar onde as pessoas se encontram, descubram coisas novas, pensem, se emocionem e, acima de tudo, possam sentir que a cultura também lhes pertence” – referiu.

A vice-presidente e vereadora da Cultura e Turismo destacou a integração na rede de teatros portugueses: “Termos alcançado esta confiança da DGArtes, conseguirmos estar ao lado de estruturas com muita experiência a nível nacional é um motivo para nos dar mais confiança e acreditarmos que somos capazes de vencer estas barreiras culturais, naquilo que é a ação da administração pública e política nestas áreas”. Continuou indicando o investimento: “Estamos a falar de cerca de dois milhões de euros, com a aquisição do edifício, mais os quatrocentos mil euros do investimento.”

Filomena Pinheiro também mencionou o papel que as várias associações locais desempenham no concelho: “Existe este desenvolvimento cultural porque esta multiculturalidade também nos permite abrir horizontes a todos e sobretudo a camadas mais jovens. São projetos intergeracionais que envolvem todas as famílias e existe um conjunto de estruturas hoje que nos permitem alavancar este projeto.” A vice-presidente ainda realçou o papel da área do cinema: “Tê-la como um instrumento de formação, criação de conhecimentos, experiências, promoção de cidadania, capacitação dos novos públicos. Tornámo-nos um local amigo para as produções cinematográficas, fixação de profissionais ligados a esta área.”

Para a vereadora a nova programação cultural é mais do que apresentar um projeto de diversificadas áreas artísticas: “O que queremos é pegar nas nossas estruturas culturais, mas sobretudo na nossa comunidade e a envolver para nos ajudar a contar a nossa história, criar uma maior identidade coletiva, cumplicidades, para que consigamos todos falar a mesma linguagem e transmitir esta alma Bairradina.”

Carlos Veríssimo, o programador do espaço, começou por apresentar o mote “De Todos para Todos”: “O Cineteatro não pode ser um sítio que corresponda apenas a uma parte da população. Queremos que seja acessível a todos. Há princípios de serviço público, não queremos competir com o associativismo cultural, também não queremos competir com produtoras de televisão. Vamo-nos situar a meio disso.”

O programador explicou o conceito do projeto “Fora de Portas”, que afirmou ter como intuito levar espetáculos às freguesias de Casal Comba, Canedo, Barcouço e Pampilhosa. Noutro por“Na Rota do Peregrino” leva a música antiga ao Convento de Santa Cruz do Bussaco. Carlos Veríssimo apresentou ainda o projeto “A Natureza das Coisas”, financiado através da Direção-Geral das Artes (DGArtes) até 2029, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Entre os destaques da programação até dezembro estão Capicua, António Pinho Vargas, Marco da Silva Ferreira, Akira Yoshida, Lali Ayguadé, Vítor Sá e um elenco de luxo em “A Pérola”.

O Cineteatro Municipal Messias, segundo a autarquia, acolhe eventos que cruzam música, teatro, dança, cinema e artes visuais, mas também conversas, oficinas, criação artística e propostas para famílias. Até ao final do ano, o palco do Messias recebe alguns dos nomes “mais relevantes” da cultura nacional e internacional, e o programa estende-se a outros espaços e às freguesias do concelho.

A música conta com Capicua e António Pinho Vargas. Na dança, passam pelo Cineteatro Messias: Marco da Silva Ferreira, com Fantasie Minor, e o dueto formado por Akira Yoshida e Lali Ayguadé. A Circolando apresenta também o seu trabalho na Destilaria do IVV.

No teatro, “A Pérola”, a partir da obra de John Steinbeck, reúne “um elenco de luxo”: Paula Neves, Carla Chambel, Ana Lúcia Palminha, André Nunes, Rui Luís Brás, Pedro Martinho e Tiago Costa. A programação inclui ainda humor, com Vítor Sá e Marcantonio Del Carlo, e uma abordagem familiar a Shakespeare, com Noite de Reis, por Leonor Keil. A companhia Teatro da Didascália leva ainda ao Messias Comer a Terra, onde a própria refeição integra o espetáculo.

Para os mais novos, há propostas como Mozartini, da Adágio, e Há Mar, dos Wetumtum. A criação artística terá igualmente espaço próprio, com Máximo Francisco em residência na Mealhada, num trabalho desenvolvido com músicos do concelho e inspirado no território.

Na área das artes visuais e do pensamento, a coprogramação com a Aderno traz à Mealhada nomes como Juliana Matsumura, Pedro Januário, Tatiana Macedo, António Poppe, Edgar Masul e Madalena Gomes Gonçalves.

A Câmara da Mealhada anunciou a compra do Cineteatro Messias

Cineteatro MessiasMealhada

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.