Filipa Prata nomeada pela FIFA para o primeiro Mundial de Futsal Feminino
Árbitra de Cantanhede é a única representante portuguesa na competição, que decorrerá nas Filipinas entre 21 de novembro e 7 de dezemb
A árbitra internacional Filipa Prata, natural de Cantanhede e pertencente ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Coimbra, foi escolhida pela FIFA para integrar o grupo de árbitras que vão dirigir jogos na fase final do primeiro Campeonato do Mundo de Futsal Feminino. O torneio decorrerá nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro.
Com 33 anos, Filipa Prata tornou-se árbitra internacional em 2024 e será a única representante portuguesa na arbitragem desta competição. No total, a FIFA selecionou 26 árbitras, das quais oito são europeias.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, destacou o orgulho pela nomeação: “Ter uma árbitra portuguesa na primeira edição de um Campeonato do Mundo é algo que nos enche de orgulho. Trata-se de um prémio individual, mas igualmente de mais um enorme feito para a arbitragem portuguesa”, afirmou, acrescentando que está certo de que Filipa “representará da melhor forma a arbitragem portuguesa nesta grande competição internacional”.
Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, sublinhou o significado desta escolha: “A nomeação da Filipa Prata é mais um motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem e para a arbitragem portuguesa. Portugal é um país com enormes pergaminhos no futsal e a nossa arbitragem tem acompanhado a evolução. Deixo os meus parabéns à Filipa e uma palavra de incentivo a todos os nossos árbitros, para que sonhem alto e ambicionem atingir os mais altos patamares da arbitragem internacional.”
Autor: Jornal da Mealhada
