Terça-Feira, 22 de Fevereiro de 2022

”Fazemos Nós” une mãe e filha na criação de artigos em macramé e couro

”Fazemos Nós” une mãe e filha na criação de artigos em macramé e couro

Entrevista

”Fazemos Nós” une mãe e filha na criação de artigos em macramé e couro

“Fazemos Nós” é um projeto familiar que surgiu em 2015 e que hoje continua pelas mãos de São Moreira e […]

“Fazemos Nós” é um projeto familiar que surgiu em 2015 e que hoje continua pelas mãos de São Moreira e Bruna Moreira, mãe e filha, que juntas abraçaram este projeto e, juntas, caminham pelo seu crescimento. É através da técnica de macramé e do couro que dão vida a uma variedade de artigos, como carteiras, malas, porta-moedas, brincos, colares, anéis e artigos de decoração com materiais reutilizáveis e naturais.

Desde pequena que Bruna se recorda de ver a mãe trabalhar no artesanato, nas artes manuais e criativas, e foi por volta dos 7 anos que aprendeu com a mãe os nós básicos de macramé, começando desde logo em pequena a criar pulseiras para as suas amigas. Mas foi numa viagem pessoal pela Índia, Nepal, Austrália, Nova Zelândia, Argentina que decidiu criar o projeto “Fazemos Nós”. “Este projeto iniciou-se em 2015, depois de uma longa viagem de cinco anos em vários países, onde conheci artesãos de macramé que me ensinaram e impulsionaram a fazer mais trabalhos. Na América do Sul existem muitos artesãos de macramé, pois é uma das regiões do mundo onde se trabalha mais o micro macramé e haviam pessoas que me compravam mesmo com produtos e artesãos espetaculares ao lado. E Isso também incentivou”, referiu Bruna Moreira que se dedica ao macramé, enquanto a mãe trabalha mais o couro.

Além do couro e macramé, o projeto inclui a vertente de decoração relacionada com a natureza, e são criadas as máscaras decorativas, mochinhos, os cogumelos e os mobiles borboleta. “São produtos muito ligados à natureza porque nós também nos identificamos muito com a terra e com a natureza. E gostamos de usar esses elementos em todos os nossos produtos. Tentamos não trabalhar com plástico ou não o obter. Mas quando nos chegam peças de pessoas amigas ou até mesmo de clientes, como por exemplo peças ou contas antigas que não sabem o que fazer, dão-nos e nós tentamos dar outra vida a essas peças, que muitas até podem ser plastificadas, mas tentamos dar ao plástico o seu fim de vida. Isso também é uma das linhas orientadoras do nosso projeto”, revelou Bruna Moreira.

A produção de alguns artigos pode demorar entre 30 minutos até 48 horas e, segundo Bruna Moreira, o que é mais requisitado são as pulseiras borboleta. “Agora também fizemos uma pequena coleção de anéis que está a ser bastante vendável e pedida e também temos os nossos colares de quatro folhas que são um clássico e que as pessoas gostam muito”, destacou.

Os produtos estão à venda localmente, quer na lojinha do Bussaco da Mata do Bussaco, quer no Posto de Turismo da Mealhada e do Luso. É ainda possível adquirir os artigos através da loja online fazemosnos.com ou através da página do Facebook “Fazemos Nós”. Bruna e São Moreira participam ainda em vários eventos e, quando possível, trabalham ao vivo.

“As pessoas estão a gostar gradualmente dos nossos produtos, começam a conhecer-nos melhor, começam a conhecer também a nossa marca e sentimos que estamos num bom caminho”, concluiu.

Projeto

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.