Terça-Feira, 10 de Março de 2026 às 17:40

GNR intercetou viatura com material radioativo na Mealhada

GNR intercetou viatura com material radioativo na Mealhada

Local

GNR intercetou viatura com material radioativo na Mealhada

O material pertence a uma empresa que tem licença para armazenar, mas não para transportar

O Destacamento de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra, realizava uma fiscalização de rotina, no dia 2 de março, às 8h30, na autoestrada 1 (A1) na Mealhada quando intercetou uma viatura ligeira. “Detetámos recipientes suspeitos e, entretanto, percebemos que era material radioativo”, afirma Cláudio Lopes, major da GNR de Coimbra ao Jornal da Mealhada.   

“O material radioativo pertence a uma empresa que tem licença para armazenar, mas não tem licença para transportar. Mal detetámos o tipo de material, identificámos a proveniência. Foi escoltada a viatura para um sítio de armazenamento seguro, de uma empresa credenciada para ter este material armazenado”, descreve a mesma fonte

O major Cláudio Lopes explica que a GNR de Coimbra fez “o auto de contraordenação e foi enviado um processo para a autoridade administrativa, que é a Agência Portuguesa do Ambiente, para instruir e perceber porque aquele material estava a ser transportado daquela forma, a quem pertencia e quem violou as normas de segurança relativas ao transporte daquele material.”

“Tenho mais de 20 anos de serviço operacional e foi a primeira vez que me lembro que detetámos uma situação destas”, refere o major Cláudio Lopes.

DetençãoMealhada

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.