Evento mundial escutista passa pelo Bussaco
Portugal é o país anfitrião do World Scout Moot, o maior encontro internacional de jovens adultos escuteiros, com idades entre os 18 e os 25 anos
Portugal é o país anfitrião do World Scout Moot, o maior encontro internacional de jovens adultos escuteiros, com idades entre os 18 e os 25 anos, que reúne cerca de 7500 participantes oriundos de mais de 100 países. O Moot começou na sexta-feira, 25 de julho e durará até 3 de agosto. De 26 a 29 de julho, um dos grupos de cinquenta escuteiros estará instalado na freguesia de Luso, com base na aldeia de Várzeas.
Ao longo de dez dias, jovens de todo o mundo promoverão a partilha intercultural, a cooperação, o diálogo e a construção da paz. Serão celebrados os valores centrais do escutismo e da cidadania ativa, com um impacto significativo e duradouro tanto nos jovens participantes como nas comunidades anfitriãs.
A cerimónia de abertura acontece na sexta-feira, 25 de julho, no Parque Tejo, em Lisboa e logo a seguir os jovens escuteiros espalhar-se-ão – em grupos internacionais de cinquenta pessoas – por todo o país para, durante quatro dias, realizarem atividades de Serviço, de partilha cultural e de vivências, experiências na natureza e no património português. Os 7500 participantes voltarão a encontrar-se no dia 30 de julho em Cortegaça, no concelho de Ovar, no Parque do Buçaquinho, onde estarão até 3 de agosto. Nesse dia rumarão ao Porto, onde acontecerá a Cerimónia de Encerramento, e voltarão aos seus países de origem.
Um dos grupos de cinquenta escuteiros – com o nome de ‘Path’ – escolheu a freguesia de Luso e o Bussaco para o desenvolvimento da sua atividade. “Go deep on the heights” (Vai ao fundo nas alturas – em tradução livre) é o nome do projeto que se insere na tipologia Life & Spirituality. Os escuteiros ficarão instalados no pavilhão da Associação Recreativa e Cultural de Várzeas e desenvolverão atividades na Mata Nacional do Bussaco. Atividades de desenvolvimento pessoal, de mindfulness, de contacto com a natureza, mas também de voluntariado e ação em colaboração com a Fundação Mata do Bussaco.
Na noite de 29 de julho terá lugar, em Várzeas, um arraial popular português através do qual os escuteiros terão oportunidade de realizar uma maior intereação com a população local e com todos os que se quiserem associar à iniciativa. A Junta de Freguesia de Luso está a colaborar com a organização do Moot no sentido de o acolhimento dos escuteiros na freguesia ser a melhor possível, para maior satisfação de quem acolhe e de quem é acolhido.
O MOOT 2025 é uma atividade da Organização Mundial do Movimento Escutista organizada pela Federação Escutista de Portugal que inclui o Corpo Nacional de Escutas e a Associação de Escoteiros de Portugal.
Autor: Jornal da Mealhada
