Terça-Feira, 06 de Janeiro de 2026 às 16:14

Portuguesa ferida em acidente com autocarros em França. (atualização)

Portuguesa ferida em acidente com autocarros em França. (atualização)

Nacional

Portuguesa ferida em acidente com autocarros em França. (atualização)

Há dois mortos entre os passageiros dos autocarros da Flixbus e Ovnitur. Nenhuma das vítimas mortais tem nacionalidade portuguesa, confirma MNE

Ao final da tarde desta terça-feira, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros veio esclarecer que “uma cidadã portuguesa ficou hoje ferida na sequência de um acidente com dois autocarros em Landes, sul de França, e foi transportada para o hospital de Dax para uma intervenção cirúrgica.”

O ministério comunicou à Lusa que está a acompanhar a situação através do Consulado Geral de Bordéus e garantiu que não há portugueses entre as vítimas mortais resultantes do acidente no sul de França, na fronteira com Espanha.

Segundo o presidente da câmara de Landes, citado pela imprensa francesa, duas pessoas morreram devido à colisão de dois autocarros – pertencentes às empresas Flixbus e Ovnitur – na autoestrada A63, em Landes, por volta das 07:00 locais (06:00 em Lisboa), que provocou um acidente em cadeia de cerca de 100 viaturas.

Há registo de centenas de feridos, segundo os meios de comunicação franceses.

“Os dois autocarros colidiram e ficaram bastante destruídos. Um deles estava quase vazio, com três ou quatro pessoas a bordo. O outro estava cheio, pelo que houve uma longa operação de evacuação”, explicou o presidente do departamento de Landes, Gilles Clavreul.

As causas do acidente ainda não são conhecidas, mas as autoridades acreditam que a chuva e o gelo na estrada terão estado na origem, numa altura em que França vive uma vaga de frio, com várias regiões sob alerta amarelo e laranja para a presença de neve e gelo, como é o caso do departamento de Landes.

Esta informação do MNE vem especificar que não é português nenhum dos dois passageiros que morreram, na manhã desta terça-feira, numa colisão que envolveu dois autocarros de matrícula portuguesa, um da Flixbus e outro da Ovnitur, na autoestrada A63, entre Bordéus e Espanha, na região de Landes, como publicámos hoje, citando o Jornal de Notícias e o Expresso.

O mesmo jornal revelava que a “outra vítima mortal é um passageiro da Ovnitur, empresa que relatou ao JN que os dois motoristas do seu autocarro, que viajava de Paris para Saragoça, sofreram ferimentos graves e foram levados para um hospital francês. No autocarro da empresa de Viana do Castelo, vários passageiros sofreram ferimentos, estando-se a apurar a gravidade, bem como a nacionalidade das vítimas.” Esta ação viria a descartar a existência de óbitos de nacionalidade portuguesa na sequência do acidente.

Esta notícia foi atualizada às 19h59.

Estrada

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.