Terça-Feira, 04 de Novembro de 2025 às 17:18

Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo

Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo

Nacional

Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo

A precipitação, por vezes forte, pode ser acompanhada de trovoada e ocasionalmente de granizo, vento e agitação marítima.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o agravamento do estado do tempo a partir de hoje, 4 de novembro, com precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e ocasionalmente de granizo, vento e agitação marítima.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê que a situação se agrave partir da tarde de hoje, com vento forte do quadrante sul, com rajadas até 80km/h no litoral e até 100km/h nas terras altas do Norte e Centro, e agitação marítima forte na costa ocidental entre hoje e a próxima quinta-feira, 6 de novembro.
A entidade alertou que é expectável a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, e de cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
A precipitação forte pode ainda causar deslizamentos e derrocadas, piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água.
A ANEPC aconselha adoção de comportamentos adequados como garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, adotar uma condução defensiva, retirar das zonas normalmente inundáveis animais, equipamentos, veículos e/ou outros, entre outras medidas.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.