Coligação “Fazer Acontecer” apresenta candidatura à Câmara da Mealhada
Decorreu no passado dia 28 de junho, no Auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a apresentação pública da candidatura autárquica […]
Decorreu no passado dia 28 de junho, no Auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a apresentação pública da candidatura autárquica da coligação PSD, CDS e Iniciativa Liberal ao concelho da Mealhada, sob o mote “Fazer Acontecer”. A sessão contou com a presença de figuras nacionais dos partidos demonstrando apoio à candidatura liderada por António Baptista Pires à presidência da Câmara Municipal.
Entre os oradores convidados, esteve Sebastião Bugalho, eurodeputado eleito pelo PSD nas eleições europeias de 2024, que elogiou a coragem e o empenho de António Baptista Pires em liderar uma alternativa à governação socialista que, na sua opinião, tem conduzido o concelho a um “reduzido desenvolvimento”.
João Almeida, deputado à Assembleia da República pelo CDS-PP, reforçou a mensagem de mudança, afirmando que “a Aliança Democrática (AD 9conseguiu virar uma página muito difícil” e que “também na Mealhada, nas últimas eleições, houve uma mudança muito significativa”.
Paulo Cavaleiro, deputado e secretário-geral adjunto do PSD, representando a Distrital de Aveiro, destacou a importância de a coligação aproveitar o “bom momento” político nacional da AD. Sublinhou o resultado expressivo da coligação nas últimas legislativas no concelho da Mealhada, tradicionalmente socialista, como um sinal claro de mudança por parte dos eleitores.
A juventude também esteve representada por Carolina Branco, presidente da Juventude Social Democrata da Mealhada, que destacou a aposta da candidatura nos jovens e a abertura da coligação à participação independente: “Incluir jovens nas listas é sinal de uma candidatura abrangente e aberta a todos”.
Jorge Rama, mandatário da candidatura, destacou a confiança que deposita em António Baptista Pires, sublinhando “a capacidade de mobilização e trabalho” do candidato e da sua equipa.
António Baptista Pires defendeu uma alternativa “séria, competente e mobilizadora”, com foco na criação de emprego, educação e saúde para todos, mobilidade, habitação acessível e turismo sustentável. O candidato criticou a recandidatura do atual executivo municipal, apontando-lhe falta de ambição, estagnação e incoerência política: “Não vale a pena apregoar independência e manter tudo na mesma. Este é um movimento independente apenas no nome”.
A coligação propõe-se governar o concelho de forma mais inclusiva, transparente e próxima dos cidadãos, valorizando o potencial estratégico da Mealhada e combatendo o que considera ser “anos de inércia e oportunidades perdidas”.
“Todos somos o concelho da Mealhada” foi o apelo com que António Baptista Pires encerrou a apresentação, convocando os munícipes a juntarem-se à campanha rumo às eleições de outubro.
Os candidatos para a Câmara da Mealhada e para as Juntas de Freguesia (JF) são os seguintes:
Câmara da Mealhada
António Pires
Nelson Fernandes
Rute Fonseca
Assembleia Municipal
João Oliveira Pires
Paulo Jorge Silva
Carolina Branco
JF Mealhada
Fernando Pereira Marques
JF Pampilhosa
Anabela Santos Loureiro
JF Vacariça
Fernando Abrantes
JF Luso
Ricardo Pereira
JF Antes
Maria Isabel Vilela
JF Casal Comba
Daniel Baptista Ferreira
No dia da apresentação foi referido que iriam anunciar, brevemente, os candidatos às JF de Barcouço e Ventosa do Bairro
Autor: Jornal da Mealhada
