PS apresenta candidatos às juntas de freguesia do Concelho da Mealhada
O Partido Socialista (PS) revelou os seus candidatos às Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada para as eleições autárquicas […]
O Partido Socialista (PS) revelou os seus candidatos às Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada para as eleições autárquicas de 2025, apostando em perfis ligados à comunidade, com experiência associativa e compromisso com o desenvolvimento local: Carlos Humberto (Antes), Nuno Simão (Casal Comba), Rui Pechorro (Barcouço), João Leite (Luso), João Santos (Mealhada), Andreia Morgado (Pampilhosa), Fernando Parreira (Ventosa do Bairro) e Ricardo Ferreira (Vacariça), estes são os nomes escolhidos para liderar projetos que privilegiam a proximidade com a população, a valorização das tradições e a modernização das infraestruturas.
Em Antes, o candidato é Carlos Humberto, de 67 anos, reformado após 36 anos como Oficial de Justiça. Ligado desde sempre ao associativismo, tem desempenhado funções de direção em diversas coletividades locais, como a Associação Desportiva e Cultural de Antes (ADRCA), o Grupo Desportivo da Mealhada (GDM) e o Centro Recreativo de Antes (CRA). No desporto, foi jogador de futebol e treinador, orientando equipas seniores e jovens. Militante do PS desde 2017, integra atualmente a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, e foi também deputado municipal. Carlos Humberto afirma que aceitou o desafio por acreditar num projeto “credível, realista e próximo das pessoas”, destacando a equipa concelhia socialista como “honesta, trabalhadora e capaz de impulsionar um concelho mais desenvolvido e com melhor qualidade de vida”.
Em Casal Comba, Nuno Simão volta a ser o rosto do PS. Com 52 anos, trabalha há mais de 25 anos na ALRON – Produção de Jantes em Alumínio, onde é atualmente team leader. Desde 2021, integra a Assembleia de Freguesia e apresenta-se agora com o objetivo de reforçar a identidade da terra, unindo a comunidade em torno da cultura, do associativismo e do desporto. Com uma ligação profunda ao escutismo católico, iniciou o seu percurso no Corpo Nacional de Escutas em 1984 e assumiu responsabilidades como Chefe Adjunto e Chefe do Agrupamento 910. Para Nuno Simão, a candidatura representa a continuidade de um projeto baseado no conhecimento da realidade local e no envolvimento cívico, apostando numa freguesia “mais forte, coesa e com futuro”.
Já em Barcouço, o engenheiro mecânico Rui Pechorro, de 46 anos, é a aposta socialista. Com mais de duas décadas de experiência na área industrial, ocupa atualmente funções de chefia técnica na empresa HORSE – Aveiro. Politicamente ativo, integrou as listas do PS à Assembleia de Freguesia de Barcouço em 2017 e 2021, sendo atualmente membro deste órgão. No associativismo, destacou-se como presidente do Centro Cultural de Cavaleiros durante quase 10 anos. Rui Pechorro defende um mandato orientado pela “proximidade, rigor e estratégia”, assumindo-se preparado para liderar e implementar soluções eficazes para o progresso da freguesia. “Quero ajudar as pessoas e trabalhar em prol do desenvolvimento da freguesia”, afirma.
Ligado ao associativismo local, é dirigente fundador da Associação Filarmónica de Luso, João Leite desempenha funções de enfermeiro no Hospital da Universidade de Coimbra. O candidato liderou ações solidárias – como o apoio às vítimas dos incêndios de 2017 – e dinamizou iniciativas – como a Semana Santa Luso-Bussaco. No percurso académico também se envolveu no associativismo, tendo sido presidente de Mesa da Associação de Estudantes e membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
A experiência política inclui a presidência da Juventude Socialista da Mealhada entre 2017 e 2023 e o cargo de deputado na Assembleia Municipal da Mealhada, desde 2021.
O PS reconhece João Leite pela sua capacidade de mobilização, liderança e coordenação, pelo compromisso com as causas sociais e pela proximidade com a comunidade.
João Leite salienta que se candidata à Junta de Freguesia de Luso, porque acredita que “o Luso-Bussaco pode e deve ser um local dinâmico, visitado, com projetos que unam as pessoas e que deem à freguesia o destaque que merece.”
Já o candidato à Junta de Freguesia da Mealhada pelo PS é João Santos. Desenhador Técnico, profissão que exerceu durante quatro décadas, também foi entre 2013 e 2021, presidente da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes. Segundo informa o comunicado do PS, durante os mandatos à frente da União de Freguesias houve uma “valorização dos espaços e serviços públicos”, a requalificação do edifício da junta de freguesia, bem como o Largo Padre António Antunes Breda e o Largo de São José, reorganizou zonas de transito, recuperou lavadouros e fontes tradicionais, e investiu em equipamentos para apoio aos serviços da Junta. Além disso, lê-se no mesmo comunicado que João Santos criou de áreas de lazer, como o parque infantil na Urbanização Quinta do Vale.
“Conheço bem esta terra e as suas gentes. Acredito que ainda há muito por fazer, e é com esse sentido de responsabilidade que volto a colocar-me ao serviço da freguesia. Esta candidatura representa a vontade de continuar a trabalhar por uma Mealhada mais coesa, cuidada e com futuro promissor”, afirma o candidato do PS.
Licenciada em Ciências da Informação e taxista de profissão, Andreia Morgado é a aposta do PS para liderar a Junta de Freguesia da Pampilhosa. Natural da localidade, é reconhecida pelo seu espírito determinado, empático e pelo forte sentido de compromisso com a comunidade.
Com um percurso marcado pelo envolvimento cívico e profissional, Andreia Morgado integrou a Associação GEDEPA entre 2002 e 2011 e exerceu funções de supervisora e responsável na FNAC Portugal, entre 2007 e 2014.
A candidata tem como prioridade a valorização da identidade local, apostando na dinamização de eventos culturais acessíveis a todos. A educação é outra das suas prioridades e também as infraestruturas locais ocupam lugar de destaque nas suas propostas, com foco na requalificação de arruamentos, melhoria dos acessos às escolas e na criação de mais serviços públicos de proximidade.
“Aceitei este desafio porque acredito no potencial da Pampilhosa e na força da nossa comunidade. Quero contribuir para uma freguesia mais inclusiva, moderna e participativa”, afirma Andreia Morgado.
Para a Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro o PS apresenta Fernando Parreira como candidato. É conhecido por ser dedicado ao serviço público e profundamente ligado à comunidade local. O PS destaca a sua proximidade e reconhecimento entre os habitantes da freguesia, Fernando Parreira desenvolveu uma carreira de mais de 35 anos na área do urbanismo na Câmara Municipal da Mealhada. Paralelamente, construiu um percurso sólido na vida autárquica, iniciando funções como membro da Assembleia de Freguesia (2005-2009), passando pelo cargo de Tesoureiro (2009-2013) e, mais tarde, como Secretário da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes (2013-2021).
Fernando Parreira descreve-se como alguém altruísta, leal e solidário, e encara esta candidatura como um “desafio de responsabilidade”, acreditando que tem “a capacidade de trabalho, resiliência e espírito de missão” para responder às necessidades da freguesia e encontrar “soluções concretas, no caminho certo, para a população de Ventosa do Bairro”.
Por fim, o PS apresentou o candidato à freguesia da Vacariça, Ricardo Ferreira. Atual presidente desde 2017, volta a assumir o desafio com o compromisso de sempre, segundo informa o PS: continuar a servir a população com proximidade, dedicação e foco em resultados.
Com mais de uma década de experiência autárquica, iniciou o seu percurso político como membro da Assembleia de Freguesia, em 2011, tendo desempenhado funções como tesoureiro entre 2014 e 2017. Desde então, lidera os destinos da Junta, com um projeto que tem vindo a ser consolidado e reconhecido pela comunidade.
Empresário na área da serralharia civil, é uma figura bem conhecida e acessível da freguesia, com fortes ligações à população e ao movimento associativo. Atualmente, é presidente da Assembleia Geral da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Pego, depois de ter presidido à direção durante uma década.
A sua recandidatura representa a continuidade de um projeto autárquico com provas dadas, sustentado no trabalho de proximidade com a população e na ambição de continuar a melhorar a qualidade de vida na Vacariça, finalizou o Partido Socialista.
Autor: Jornal da Mealhada
