15 escolas do concelho da Mealhada foram distinguidas como Eco Escolas
Foram premiadas 15 escolas, com bandeiras verdes que correspondem à distinção Eco Escola da ABAAE. A premiação realizou-se hoje, dia 23 de outubro.
No concelho da Mealhada, foram premiadas 15 escolas, com bandeiras verdes que correspondem à distinção Eco Escola, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). A premiação realizou-se hoje, dia 23 de outubro. Além das escolas, “o Município foi premiado, desta vez, no âmbito do projeto Rota Concelhia de Ação pelo Clima.”, segundo o comunicado do mesmo.
A mesma fonte enumera que “receberam, esta manhã, as bandeiras verdes, símbolo de Eco-Escolas, os jardins de infância de Antes, de Casal Comba, do Carqueijo, do Canedo, da Pampilhosa e da Quinta do Valongo (rede pública) e ainda o Jardim de Infância de Sant’Ana. Foram ainda distinguidas a EB1 da Antes, EB1 de Barcouço, a EB1 de Casal Comba, o Centro Escolar da Mealhada, o Centro Escolar do Luso, a EB2 da Mealhada, o Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).”
“O Município da Mealhada foi ainda um dos quatro premiados pelo projeto Rota Concelhia de Ação pelo Clima, que teve início no Dia Mundial da Terra (22 de abril) e se traduziu num percurso que ligou as várias escolas do concelho, através da passagem de um testemunho, com o objetivo de chamar a atenção para a adoção de práticas sustentáveis. Ao longo de 12 dias, a Rota passou pelas seis freguesias do concelho da Mealhada e envolveu 15 escolas públicas, quatro escolas privadas e 20 entidades parceiras, realizando-se ações de intervenção ambiental, como limpeza de espaços, controlo de espécies invasoras, oficinas temáticas, visitas aos bombeiros, campanhas de sensibilização, reforço ecológico, monitorização de linhas de água, manutenção de espaços verdes ou aulas ao ar livre, descreve a Autarquia da Mealhada no comunicado.
Nas mesmas declarações o Município da Mealhada afirma reconhecer “a importância do desenvolvimento deste Programa, apoiando sua implementação nos estabelecimentos de ensino.” “É essencial envolver os jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis e, para isso, é imprescindível, garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões e neste tipo de programas. Vamos continuar a investir no desenvolvimento de um programa de educação ambiental coerente, mantendo a metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 Local”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
“O Programa Eco-Escolas, instituído pela Foundation for Environmental Education e presente em 82 países, completa, em 2025, 31 anos a nível internacional e 29 anos em Portugal”, aponta a mesma fonte. No comunicado ainda está presente que a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação refere que a bandeira “é o símbolo do compromisso que a escola assumiu em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.”
Autor: Jornal da Mealhada


