18 milhões reforçam formação para docentes e agentes da educação
A formação dos docentes e outros agentes de educação vai ser reforçada com um valor global de 17,9 milhões de […]
A formação dos docentes e outros agentes de educação vai ser reforçada com um valor global de 17,9 milhões de euros pelo Ministério da Educação e pelo Programa Operacional de Capital Humano (POCH). Contribui-se, deste modo, para a concretização dos planos de ação estratégica apresentados pelas escolas no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
Este Programa congrega um conjunto alargado de medidas, desde o pré-escolar ao trabalho sobre o currículo, assumindo que a formação contínua dos docentes é também um preditor de sucesso escolar. O Ministério da Educação volta, assim, a fornecer formação gratuita aos professores.
As candidaturas poderão ser apresentadas pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE). A formação de âmbito transversal será promovida pela Direção-Geral da Educação. O financiamento destas ações deverá cumprir critérios de qualidade e impacto. Neste sentido, a formação deverá ser assegurada através de parcerias com Instituições de Ensino Superior, Sociedades e Peritos. Privilegia-se a modalidade oficina, com experimentação em sala de aula.
A formação de âmbito transversal contempla múltiplas áreas, das quais se destacam: – Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula; Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; Bibliotecas Escolares em trabalho conjunto com o Diretor de Turma; Gestão flexível do currículo e interdisciplinaridade; Aprender e ensinar com TIC; Educação inclusiva e gestão da diversidade; Inovação e desenvolvimento curricular; Educação para a cidadania; Formação de psicólogos.
Esta ação inscreve-se no âmbito dos princípios e prioridades da política educativa do XXI Governo Constitucional expressas nas Grandes Opções do Plano, com a finalidade de promover um ensino de qualidade para todos e, deste modo, combater o insucesso escolar.xa0 Na Região do Algarve a formação será apoiada pelo Programa Regional CRESC Algarve, estando prevista, para breve, a publicação do respetivo Aviso com uma dotação acrescida de 1,8 milhões de euros. Estima-se que, até julho de 2018, a formação abranja cerca de 35 000 docentes a nível nacional.
Autor: Jornal da Mealhada
