3.ª Volta à Bairrada em Bicicleta está na estrada a 23 de abril
A terceira edição da Volta à Bairrada em Bicicleta vai para a estrada, de 23 a 25 de abril, este […]
A terceira edição da Volta à Bairrada em Bicicleta vai para a estrada, de 23 a 25 de abril, este ano com diversas novidades, desde logo, o aumento de etapas e o número de dias. Em competição estarão as principais equipas nacionais com atletas das categorias de elites e sub-23.
Em 2014 a Volta começou com uma etapa, em 2015 passou para duas e em 2016 a Volta à Bairrada dá um salto qualitativo e alcança as três etapas, que decorrem em igual número de dias. Em prova estarão mais de cento e quarenta atletas das principais equipas portuguesas que, desta vez, percorrerão, cerca de trezentos e quarenta quilómetros pelas seis freguesias do concelho da Mealhada e por terras vizinhas, do interior ao litoral.
A prova terá início às 11 horas de sábado (23 de abril), numa etapa com partida no Luso e chegada à Mealhada (Avenida 25 de abril), que inclui quatro metas volantes, dois sprints especiais e uma meta de montanha, num percurso de 161,5 quilómetros que passa pelos concelhos de Cantanhede, Mira, Aveiro, Vagos, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Águeda e Mortágua.
A segunda etapa, dia 24 de abril, com 169,5 quilómetros, terá início também no Luso e chegada em Casal Comba, com duas metas volantes, um sprint especial e uma meta de Montanha. Os atletas vão andar por terras de Penacova, Mortágua, Caramulo e Anadia.
No dia 25 de abril, pelas 15h 30m, realiza-se o contrarrelógio de 9,7 quilómetros, na Pampilhosa, com partida no Largo do Preto e chegada frente à Junta de Freguesia.
A Volta à Bairrada, organizada pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Associação de Ciclismo de Aveiro e a Federação Portuguesa de Ciclismo, resulta do esforço financeiro da Câmara da Mealhada, do apoio das Juntas de Freguesia do concelho e do patrocínio de diversas empresas da região de vários setores, da hotelaria e restauração à indústria, passando pelo comércio e serviços.
A luta pela conquista das camisolas dos patrocinadores será um dos pontos de interesse. A Camisola Amarela Cértoma será entregue ao Vencedor Absoluto; a Camisola Azul CNI (Carlos Nunes & Irmãos, Lda.) será para o vencedor da Montanha; a Camisola Rosa Elétrica do Cértoma será entregue ao vencedor das Metas Volantes; a Camisola Branca Rei dos Leitões será para o vencedor da categoria Juventude, a Camisola Vermelha Auto Reparadora Carlos Rosa, Lda. (um patrocinador novo) será para premiar o vencedor do Sprint Especial e finalmente a Camisola Verde KIA MCoutinho será, para o vencedor por pontos (isto é, a soma dos melhores lugares nas chegadas).
xa0
Prova tem um custo de 25 mil euros
xa0
A conferência de imprensa da terceira edição da Volta à Bairrada em Bicicleta decorreu, no Luso, na manhã de ontem, terça-feira, dia 12 de abril, e teve como alvo a comunicação social, as entidades organizadoras e os patrocinadores. Os moderadores do encontro foram Joaquim Cerca, presidente da Associação de Ciclismo de Aveiro, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e responsável pelo pelouro do Desporto.
Esta prova já é um marco do ciclismo em Portugal, onde iremos ter os melhores atletas nacionais, declarou Guilherme Duarte, que garantiu que a Câmara fez um enorme esforço financeiro, com a ajuda dos patrocinadores e Juntas de Freguesia.
O autarca agradeceu ainda a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa e da Delegação no Concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa. Sem vocês isso não era possível fazer-se. A custo de nada, dizem sempre que sim, acrescentou.
Delmino Pereira também declarou: Para nós é com enorme satisfação que assistimos a esta prova, a única que teremos no mês de abril. Este projeto foi apresentado ao Município da Mealhada que desde logo se empenhou em realizá-lo, até porque há historia entre a região e o ciclismo.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, esta é uma prova âncora para toda a região apoiar o ciclismo e enaltece o trabalho do professor Luís Simões (técnico da Câmara da Mealhada) que, sendo um homem do futebol, abraçou esta modalidade.
O dirigente acrescentou ainda que esta prova reúne todas as condições para ser um grande evento e vai ser um verdadeiro confronto entre as equipas nacionais, enaltecendo ainda o apoio dos patrocinadores: O ciclismo é uma modalidade muito dispendiosa, com uma logística de uma dimensão imensa.
Foi Joaquim Cerca que respondeu aos jornalistas acerca do valor global da prova: Tem um custo de vinte e cinco mil euros, um valor que fica a cargo da Federação, Câmara da Mealhada e patrocinadores. O vice-presidente da autarquia quis acrescentar ainda que grande parte deste orçamento fica no concelho da Mealhada, com a hospedagem dos atletas no Luso, durante os três dias.
xa0
Câmara da Mealhada e Jornal da Mealhada
Autor: Jornal da Mealhada
