Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018

85 Ninhos de Vespas Asiáticas foram desativados desde janeiro de 2018

85 Ninhos de Vespas Asiáticas foram desativados desde janeiro de 2018

Região

85 Ninhos de Vespas Asiáticas foram desativados desde janeiro de 2018

A operação de desativação dos ninhos de Vespa Asiática, ou Vespa Velutina, espécie predadora de insetos, nomeadamente da abelha europeia, […]

A operação de desativação dos ninhos de Vespa Asiática, ou Vespa Velutina, espécie predadora de insetos, nomeadamente da abelha europeia, tem sido feita com a aplicação de inseticida e, em consequência dessa ação, que não demora mais do que 48h após o conhecimento da existência do ninho, foram já contabilizados 85 ninhos desativados desde o início deste ano.

O Município de Penacova, no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, desenvolvido pela DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) e pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) em colaboração com o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P.), tem procedido à desativação dos ninhos de Vespa Asiática que são detetados no concelho, com o objetivo de controlar a disseminação da espécie.

Um dos motivos para o combate a esta espécie prende-se com o facto de constituir um perigo para o desenvolvimento da produção apícola, uma vez que a Vespa Asiática é predadora da abelha europeia. Para além disso, o referido inseto tem repercussões a nível da biodiversidade e, tal como acontece com outras espécies de vespas, na segurança dos cidadãos.

Recordamos que em 2017, no concelho de Penacova, foram destruídos 95 ninhos de Vespa Asiática, um trabalho que tem merecido de Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, os maiores elogios, nomeadamente, na figura do Gabinete Técnico Florestal da Autarquia. Este gabinete, para além de combater diretamente a proliferação da espécie, é responsável pela divulgação de informação sobre a Vespa Asiática junto da população do concelho, especificamente no que se refere às características do inseto e dos respetivos ninhos, aos riscos inerentes à sua disseminação, bem como da divulgação de como devem ser notificadas as suas localizações.

As ações desenvolvidas pelo Gabinete Técnico Florestal da Autarquia são divulgadas por meio de um folheto, que é distribuído nas caixas de correio dos habitantes do concelho e disponibilizado em vários locais de atendimento ao público. O referido gabinete também tem a cargo a dinamização de ações de formação, destinadas a apicultores e/ou à população em geral. Estas ações formativas, nas palavras de Humberto Oliveira, são determinantes para que a população do concelho se tornasse mais atenta a este fenómeno, permitindo que os serviços camarários conseguissem intervir num maior número de ninhos, nomeadamente na Freguesia de Carvalho, aquela onde até ao momento se registou um maior número de ocorrências (58).

O presidente da autarquia destaca ainda a importância da parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova que, no âmbito da ação enquanto agente da Proteção Civil, cede o seu veículo com plataforma elevatória e respetivo manobrador, para que os colaboradores da Câmara possam intervir na desativação dos ninhos.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.