Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

8ª edição da Academia Europa junta jovens da Mealhada

8ª edição da Academia Europa junta jovens da Mealhada

PolíticaRegião

8ª edição da Academia Europa junta jovens da Mealhada

Um evento de três dias que convida estudantes universitários de todo o país para debater a União Europeia.

O Município da Mealhada vai receber esta sexta-feira, dia 7 de novembro, cerca de 50 jovens para a 8.ª edição da Academia Europa, um evento de três dias que convida estudantes universitários de todo o país para debater a União Europeia.

A Academia Europa elegeu o Município da Mealhada para a realização deste evento anual, que vai juntar 50 jovens estudantes universitários para debater temas como a desinformação e processos eleitorais, a transição verde e o futuro ambiental da Europa, sustentabilidade, justiça e inovação, entre outros.

“A comitiva, que chegará de comboio à Mealhada, é esperada às 18h00, seguindo-se, uma hora depois, a sessão de abertura no INATEL, no Luso com a presença do presidente da Câmara, António Jorge Franco, e representantes da organização”, segundo o comunicado da Câmara Municipal da Mealhada.

Foi realçado ainda que, “os participantes são maioritariamente estudantes universitários de todo o país, mas particularmente da região de Coimbra, Lisboa e Norte, com idades entre os 18 e os 30 anos. As principais áreas de estudo dos participantes são Estudos Europeus e Relações Internacionais, mas também Direito, Administração Pública ou Privada e Economia.

O painel de oradores irá contar com os eurodeputados Marta Temido e Hélder Sousa Silva, assim como especialistas da União Europeia, académicos em assuntos europeus e representantes de instituições da União Europeia.

A mesma fonte informa que, “a Academia Europa resulta da organização tripartida do Núcleo Associativo Para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), Federação Nacional dos Estudos Europeus (FNEE) e Europe Direct – Região de Coimbra e de Leiria, tendo como parceiros a Representação da Comissão Europeia em Portugal, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Município da Mealhada”.

A participação nos vários paneis não irá ser exclusiva, os jovens poderão ainda participar numa simulação do Parlamento Europeu, uma visita cultural ao Palace do Bussaco e uma atividade lúdico-cultural com uma escola de samba da Mealhada.

Em comunicado é referido ainda que, “a sessão de enceramento está prevista para as 12h15 de domingo, contando com a presença da vice-presidente da Câmara da Mealhada, Filomena Pinheiro, e as representantes da FNEE, Alexandra Santos, e da CIM Região de Coimbra, Paula Silvestre”,

A Academia “é um espaço dinâmico, seguro e amigável para falar sobre todos os temas da União Europeia; um espaço para conhecer pessoas novas, diferentes realidades e novas perspetivas; conhecer uma nova região e tradições regionais”, aponta a organização, vincando que já mais de três centenas de jovens participaram neste evento.

JovensMealhadaPolíticaRegião

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.