Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2015

«A Esperança é a síntese dos direitos das crianças», garante o presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens, na Mealhada

«A Esperança é a síntese dos direitos das crianças», garante o presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens, na Mealhada

Região

«A Esperança é a síntese dos direitos das crianças», garante o presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens, na Mealhada

NOTICIA ATUALIZADA ÀS 18 horas O Cineteatro Municipal Messias está a receber, hoje, dia 2 de dezembro, quarta-feira, o encontro […]

NOTICIA ATUALIZADA ÀS 18 horas

O Cineteatro Municipal Messias está a receber, hoje, dia 2 de dezembro, quarta-feira, o encontro temático Crianças felizes precisam-se! Que presente vivemos, que futuro construirmos?, organizado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Mealhada, Cantanhede e Mira, com o apoio da Rede Europeia Anti-Probreza (EAPN) Delegação de Coimbra, e dos três Municípios. É a segunda edição de um encontro (o primeiro foi o ano passado, em Cantanhede) que pretende promover a partilha e a troca de experiências entre as diversas entidades que, direta ou indiretamente, trabalham com crianças e jovens.

Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens presidiu à Conferência de Abertura na qual Filomena Duarte (também da CPCJ Nacional) apresentou as principais inovações da nova lei que, a partir de setembro de 2015, passou a regular as CPCJ de uma forma geral. “Portugal, em 1911 foi o primeiro país a fazer uma lei da infância e da juventude. A criança era até ia um objecto de direito e não um detentor de direitos. Portugal foi pioneiro e inspirador de muitos países da Europa, nessa altura”, afirmou Filomena Duarte logo a abrir a sua intervenção, rematando: “Para que as leis resultem, não podem estar nem atrás da vida, nem à frente da vida, têm de estar com a vida das crianças que querem proteger”. E garantiu ainda: “A comunidade não pre-existe, constrói-se!”.

O presidente da CPCJ Nacional, Armando Leandro, por seu turno, declarou: “Trabalhamos, há muito, para a educação para todos, mas ainda não trabalhamos a educação para cada um, nas suas especificidades, nomeadamente para a pobreza”. E numa intervenção em que falou do “não do voluntariado das CPCJ, mas da obrigação que todos temos em contribuir para esta missão”, elogiando a nova lei e falando de principios fundamentais como a “ética do cuidado”. Terminou a sua intervenção inicial, asseverando: “Axa0Esperança é a síntese dos direitos das crianças, esperança no futuro. Prosa da justiça com a poética do amor”.

A manhã seguiu com um primeiro painel sobre “Violência e Maus-tratos: A realidade; Como Prevenir”, moderado pelo presidente da CPCJ de Cantanhede, Dr. Pedro Cardoso. Foram, ainda, oradoras Edite Trinco, enfermeira do Hospital Pediátrico de Coimbra, e Rosa Saavedra, da Associação de Apoio à Vitima que falará sobre prevenção.

O segundo painel abordou a temática “A familia e a construção da personalidade e formação das crianças”, com intervenções de Filomena Gaspar, Carlos Fernandes e Ana Almeida. O período da manhã terminou com a sessão solene de abertura, onde usaram da palavra o vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, o presidente daxa0European Anti Poverty Network – Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), o Padre Joaquim Moreira, a presidente da CPCJ da Mealhada, Paula Andrade e o presidente da Comissão Nacional Armando Leandro.

À tarde abordaram-se as temáticas “O Papel das Redes Formais e Informais na formação das crianças” – com Glória Carvalhais, coordenadora do Programa Escolhas na Zona Norte, e José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Lima Faria de Cantanhede. “A importancia da participação na construção de uma cidadania plena” foi o quarto painel do encontro, com as intervenções de Sérgio Araujo e de Gabriela Nunes, da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, com sede em Guimarães.

Rui Marqueiro, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada encerrou o Encontro Temático.

O Jornal da Mealhada online acompanhou este encontro temático e actualizou a informação ao longo do dia sobre o decorrer dos trabalhos.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.