Acidente na A1 provoca vítima mortal
Manuel da Costa Barbosa faleceu ontem de manhã, domingo, dia 6 de julho, na sequência de um acidente na A1, no sentido norte-sul, na zona da Mealhada.
Manuel da Costa Barbosa faleceu ontem de manhã, domingo, dia 6 de julho, na sequência de um acidente na A1, no sentido norte-sul, na zona da Mealhada.
Tinha 88 anos e residia em Sangalhos, Anadia, foi presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro (ABA) e vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB9.
“Terá sido uma colisão seguida de despiste, ao quilómetro 198 da A1, a seguir à Mealhada, na entrada de Coimbra”, especificou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, Nuno João.
Do acidente resultaram, segundo a agência Lusa, dois feridos ligeiros – uma mulher de 77 anos que seguia no mesmo carro e um homem com cerca de 30 anos do segundo veículo.
“A A1 não chegou a estar cortada, nem condicionada, uma vez que os veículos ficaram fora da estrada”, afirmou o comandante Nuno João à agência noticiosa.
Segundo o Comando Sub-regional da Região de Coimbra da Proteção Civil, o alerta aconteceu pelas 07:18 e no local estiveram mais de 20 operacionais apoiados por 10 veículos dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
As manifestações de pesar foram dadas nas redes socias pela ABA que endereçou “as mais sentidas condolências a toda a família e amigos”.
Também a FPB manifestou o seu pesar pelo falecimento de Manuel Barbosa, onde referiu e lembrou o seu legado: “exemplar com o desenvolvimento do basquetebol, tanto a nível local como nacional. Para além dos cargos diretivos que ocupou, foi também treinador, tendo passado pelo Sangalhos Desporto Clube, onde deixou um importante legado desportivo e humano, contribuindo de forma significativa para o crescimento da coletividade e da modalidade na região.”
O Sangalhos Desporto Clube também apresentou as suas condolências, lembrando que Manuel Barbosa foi treinador do clube e “muito contribuiu” para o seu crescimento, e acrescentou: “Manuel Da Costa Barbosa é uma figura incontornável do Basquetebol Aveirense e do panorama Nacional.”
Autor: com Lusa
