Aguarela de Memórias promoveu workshop de Iniciação Teatral
Nos últimos dois sábados a Aguarela de Memórias Associação de Teatro sediada na Pampilhosa promoveu duas sessões de uma oficina […]
Nos últimos dois sábados a Aguarela de Memórias Associação de Teatro sediada na Pampilhosa promoveu duas sessões de uma oficina de Iniciação Teatral, que se destinou a pessoas de todas as idades e que decorreu na Casa Quinhentista, espaço cedido pelo GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa. Cerca de dezena e meia de participantes seguiram atentamente os conhecimentos transmitidos pela formadora, Ana Lúcia Xavier, e puderam testar um vasto reportório de técnicas e dicas.
Explorar a sua própria linguagem física e refletir sobre a forma como alguns detalhes (olhar, postura, etc.) influenciam a interação em palco e em diferentes ambientes quotidianos (seja no trabalho ou num jantar de amigos), assim como trabalhar a voz, a dicção e a respiração foram os assuntos trabalhados no workshop.
Nas palavras dos organizadores, as Oficinas de Iniciação Teatral cumpriram três funções essenciais: a formação não apenas dos atores do nosso grupo como de outros participantes não atores, com gosto pela aquisição de conhecimentos sobre estes assuntos; dinamizaram as atividades culturais no município, numa perspetiva de abertura e transversalidade; e por fim, promoveram a oferta de eventos associados ao teatro num concelho ainda com reduzida produção própria.
Com este primeiro ciclo de formações foi possível adquirir e desenvolver capacidades nos domínios da expressão e comunicação vocal e corporal. Refira-se que estas formações inserem-se numa estratégia de ação definida pela Associação de Teatro Aguarela de Memórias em torno de três ideias-chave associadas ao teatro: formação, representação e dinamização.
A Aguarela de Memórias aposta este ano na formação e irá dinamizar vários workshops. Numa estratégia de aproximação à comunidade, estas sessões estarão sempre abertas à participação de não atores, uma vez que se trabalharão ferramentas e técnicas de representação de atores que são essenciais para os interessados em desenvolver a sua capacidade de comunicação, em estimular o potencial artístico e criativo e em desenvolver a auto-estima, a confiança e a assertividade.
xa0
Mónica Sofia Lopes
Autor: Jornal da Mealhada
