Segunda-feira, 04 de Março de 2013

Aguarela de Memórias promoveu workshop de Iniciação Teatral

Aguarela de Memórias promoveu workshop de Iniciação Teatral

Região

Aguarela de Memórias promoveu workshop de Iniciação Teatral

Nos últimos dois sábados a Aguarela de Memórias Associação de Teatro sediada na Pampilhosa promoveu duas sessões de uma oficina […]

Nos últimos dois sábados a Aguarela de Memórias Associação de Teatro sediada na Pampilhosa promoveu duas sessões de uma oficina de Iniciação Teatral, que se destinou a pessoas de todas as idades e que decorreu na Casa Quinhentista, espaço cedido pelo GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa. Cerca de dezena e meia de participantes seguiram atentamente os conhecimentos transmitidos pela formadora, Ana Lúcia Xavier, e puderam testar um vasto reportório de técnicas e dicas.

Explorar a sua própria linguagem física e refletir sobre a forma como alguns detalhes (olhar, postura, etc.) influenciam a interação em palco e em diferentes ambientes quotidianos (seja no trabalho ou num jantar de amigos), assim como trabalhar a voz, a dicção e a respiração foram os assuntos trabalhados no workshop.

Nas palavras dos organizadores, as Oficinas de Iniciação Teatral cumpriram três funções essenciais: a formação não apenas dos atores do nosso grupo como de outros participantes não atores, com gosto pela aquisição de conhecimentos sobre estes assuntos; dinamizaram as atividades culturais no município, numa perspetiva de abertura e transversalidade; e por fim, promoveram a oferta de eventos associados ao teatro num concelho ainda com reduzida produção própria.

Com este primeiro ciclo de formações foi possível adquirir e desenvolver capacidades nos domínios da expressão e comunicação vocal e corporal. Refira-se que estas formações inserem-se numa estratégia de ação definida pela Associação de Teatro Aguarela de Memórias em torno de três ideias-chave associadas ao teatro: formação, representação e dinamização.

A Aguarela de Memórias aposta este ano na formação e irá dinamizar vários workshops. Numa estratégia de aproximação à comunidade, estas sessões estarão sempre abertas à participação de não atores, uma vez que se trabalharão ferramentas e técnicas de representação de atores que são essenciais para os interessados em desenvolver a sua capacidade de comunicação, em estimular o potencial artístico e criativo e em desenvolver a auto-estima, a confiança e a assertividade.

xa0

Mónica Sofia Lopes

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.