Alunos de Ventosa do Bairro visitaram redação do Jornal da Mealhada
Dezasseis alunos do Jardim-de-Infância e da Escola do 1.º Ciclo de Ventosa do Bairro visitaram na sexta-feira, 16 de março, […]
Dezasseis alunos do Jardim-de-Infância e da Escola do 1.º Ciclo de Ventosa do Bairro visitaram na sexta-feira, 16 de março, as instalações do Jornal da Mealhada. As crianças tiveram oportunidade para conhecer as instalações, a história do jornal e fazer algumas perguntas que haviam preparado para o diretor e para o diretor-adjunto do Jornal da Mealhada.
A visita à Mealhada começou logo pela manhã. Antes de entrarem na redação do Jornal da Mealhada, os meninos e as meninas da freguesia de Ventosa do Bairro – acompanhados pelas educadora, professora e auxiliares – visitaram a Escola do 1.º Ciclo da Mealhada. Só depois entraram no jornal. A visita começou por um reconhecimento às instalações – sala de reuniões e arquivo e sala da redação. Entretanto as crianças puderam observar a evolução gráfica da publicação, desde a sua fundação, em 10 de dezembro de 1985, até aos dias de hoje.
Nuno Castela Canilho, o diretor, e Afonso Simões, o diretor-adjunto, responderam, então, às perguntas que os visitantes traziam preparadas. Que noticias interessam, como se faz a publicação das noticias, como é o processo até à chegada do jornal ao leitor, foram algumas das perguntas feitas aos jornalistas. Várias vezes feita foi, também, a pergunta: “É bom ser jornalista?”. As respostas procuraram ser objetivas e adequadas ao entendimento de crianças de tenra idade, com exemplos concretos e acessíveis.
As crianças observaram com atenção o trabalho feito nos computadores – com especial interesse nos videos da edição online do Jornal da Mealhada – , estiveram atentos às respostas dadas, e, no final, expressaram um entusiasmado obrigado.
O diretor do Jornal devolveu o obrigado, lançou o convite a participarem na edição do Jornal – com textos, fotografias ou desenhos – e convidou os visitantes a “regressarem sempre”. “É sempre um prazer muito grande receber a visita de crianças na nossa redação. Mais do que o futuro, elas são o garante da continuidade da cultura e identidade do concelho”, referiu Nuno Castela Canilho.
Dina Matias, a professora da EB1 de Ventosa do Bairro, declarou: “Foi gratificante e os alunos mostraram interesse partilhando notícias das suas vivências. Esta visita consciencializou os alunos de todo o processo pelo qual passa a notícia até ao produto final. Agradecemos a amabilidade pela qual fomos recebidos”.
O regresso a Ventosa do Bairro aconteceu antes do almoço, com os visitantes muito animados e divertidos.
JM
Autor: Jornal da Mealhada
