Terça-Feira, 24 de Julho de 2018

António Breda de Carvalho vence Prémio Literário Carlos de Oliveira

António Breda de Carvalho vence Prémio Literário Carlos de Oliveira

Região

António Breda de Carvalho vence Prémio Literário Carlos de Oliveira

A quinta edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira foi ganha pelo escritor mealhadense António Manuel de Melo Breda Carvalho, […]

A quinta edição do Prémio Literário Carlos de Oliveira foi ganha pelo escritor mealhadense António Manuel de Melo Breda Carvalho, com a obra Odisseia do Espírito Santo, escrita pelo pseudónimo Albano Farinha.

Com o objetivo de estimular a criação literária e, simultaneamente, homenagear um dos grandes nomes da literatura portuguesa do século XX, o Prémio Literário Carlos de Oliveira, de periodicidade bienal, é aberto à participação de autores de qualquer ponto do país que tenha o português como língua oficial. Os concorrentes podem apresentar apenas uma obra, inédita e não editada, em prosa narrativa (conto ou romance).

António Manuel de Melo Breda de Carvalho apresentou a sua obra ao escrutínio do júri do concurso e venceu o prémio por terem considerado a narrativa um original dispositivo narrativo que faz com que a história seja contada na primeira pessoa alternadamente por todas as personagens, pela capacidade de efabulação e pela riqueza da linguagem, que oscila entre a reconstituição do léxico do século XVIII e o dos nossos dias. Em traços gerais, a obra explora factos históricos ocorridos na aldeia de Vilarinho (Mondim de Basto) em 1758 e 1759, período durante o qual foi criada uma heterodoxa congregação do Espírito Santo para auxiliar uma mulher possuída por um espírito.

O Prémio Literário Carlos de Oliveira foi atribuído a A Odisseia do Espírito Santo por decisão de um júri constituído pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, Osvaldo Silvestre, professor universitário, em representação de Paula de Oliveira, sobrinha do escritor, e por José António Gomes, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, António Apolinário Lourenço, académico convidado pelo Município de Cantanhede, e Arsénio Mota, escritor e vencedor da primeira edição concurso.

Nascido na Mealhada em 1960, António Breda de Carvalho, é professor do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Mealhada e tem uma vasta obra literária editada, além de estudos regionais. Iniciou a sua produção literária em 1990 inicialmente no género do conto, tendo-se dedicado posteriormente ao romance. As Portas do Céu é o seu romance de estreia, publicado em 2000, a que se seguiu a edição de vários livros, entre os quais alguns premiados em concursos literários, como As Portas do Céu, O Fotógrafo da Madeira, Os Azares de Valdemar Sorte Grande, Os Filhos de Salazar, Saída de Emergência, O Crime de Serrazes e Morrer na Outra Margem.

Com a vitória deste concurso, António Breda de Carvalho vai somar ao histórico de publicações a edição da obra Odisseia do Espírito Santo, para além de ter ganho 5.000 euros, que serão entregues pela Câmara Municipal de Cantanhede numa cerimónia cuja data se encontra por definir.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.