Ascensão na Vacariça tem perfume de flores
A componente religiosa num festividade que já foi feriado nacional litúrgico não se perde pelas paróquias do sopé do Bussaco. […]
A componente religiosa num festividade que já foi feriado nacional litúrgico não se perde pelas paróquias do sopé do Bussaco. Em Luso a missa de quinta-feira da Ascensão – que já não é feriado 8como ainda é em muitos países e nem só católicos) nem dia de guarda -, para além da solenidade, tem bênção dos campos e na Vacariça espalham-se flores e distribuem-se espigas de trigo.
A missa da Ascensão na Vacariça é especial, asseverava um paroquiano ao repórter do Jornal da Mealhada, no dia em que o desafiava a verificar com os próprios olhos. No final da Eucaristia, tem lugar a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento. Na mesma altura, os mordomos e juiz da Igreja espalham (aspergem?) sobre as cabeças dos fiéis em adoração muitos cestos cheios de pétalas de flores e outras plantas de cheiro que aromatizam a velha igreja da Vacariça. Ao mesmo tempo, um dos mordomos entrega a cada fiel um pequeno ramo com duas ou três espigas de trigo símbolo da fertilidade e do Pão.
O espetáculo com o devido respeito é digno de ser presenciado: Pela sinestesia de cores e cheiros que invadem o templo, e pelo significado que nos transporta para outros tempos e outras realidades.
JM
Autor: Jornal da Mealhada
