Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016

Assembleia Municipal de Mortágua inviabiliza empréstimo para ampliação do Parque Industrial

Assembleia Municipal de Mortágua inviabiliza empréstimo para ampliação do Parque Industrial

Região

Assembleia Municipal de Mortágua inviabiliza empréstimo para ampliação do Parque Industrial

O grupo parlamentar do Partido Socialista de Mortágua, em reunião extraordinária da Assembleia Municipal, inviabilizou a proposta de empréstimo para […]

O grupo parlamentar do Partido Socialista de Mortágua, em reunião extraordinária da Assembleia Municipal, inviabilizou a proposta de empréstimo para a ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira de Mortágua.

Mortágua é, neste momento, o Concelho com maior volume de investimento aprovado no Compete 2020 da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Está ainda previsto mais um conjunto de investimentos, cujo valor total é de cerca de 60 milhões de euros, prevendo-se a criação de 300 postos de trabalho diretos.

Para que este projeto se concretize, o Município já iniciou a 1.ª fase de ampliação do Parque Industrial, tendo vendido 2 lotes com uma dimensão total de cerca de 75.000 m2. Estão, neste momento, à espera da 2.ª fase, 10 empresas que já fizeram a pré-candidatura aos lotes e aguardam as obras de ampliação.

Face à urgência da instalação destas empresas e ao compromisso assumido pelo Município ao aprovar as suas pré-candidaturas, a Câmara Municipal propôs à Assembleia Municipal a contratualização de um empréstimo bancário, no valor de um milhão de euros, para complementar o orçamento atual e poder fazer o lançamento do referido concurso da 2.ª fase de ampliação do Parque Industrial.

Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, o Partido Socialista deveria congratular-se com o trabalho do Executivo e colaborar para o progresso e desenvolvimento do Concelho, mas não, fez valer a força dos seus votos (maioria na Assembleia Municipal) e inviabilizou a aprovação da contratualização do empréstimo.

Referiu ainda que, aquilo que deveria ser o grande orgulho de todos os mortaguenses, aproveitar a grande dinâmica empresarial que se criou e que, neste momento, está já a dar os seus frutos, nada significa para o Partido Socialista, tendo vetado, sem qualquer razão, o referido empréstimo.

De salientar que este tipo contratualização em nada é desconhecido ao Partido Socialista de Mortágua, tratando-se antes de uma prática corrente do anterior Executivo, sempre que tal se justificasse, referenciando, a título de exemplo, o empréstimo de 2,5 milhões de euros para a construção do Centro Educativo.

O Presidente da Câmara lamenta que os interesses políticos se sobreponham aos interesses dos mortaguenses, que sufragaram o programa deste Executivo.

Lamenta, ainda, a forma leviana como o Partido Socialista de Mortágua, alimentando apenas o seu ego, esquece o futuro do Concelho e dos seus jovens, podendo levar, desta forma, à sua desertificação, adotando uma postura do quero, posso e mando, sob o mote temos uma maioria na Assembleia, logo tudo podemos.

Não colocando em causa a legitimidade da Assembleia Municipal, questiono a consciência e a responsabilidade daqueles que inviabilizaram o empréstimo. Se por um lado andam, por aí, a lamentar que queriam mais riqueza, mais emprego, mais desenvolvimento, a verdade é que, quando chamados a participar nesse mesmo desenvolvimento, se abstêm ou obstam a ele, o resultado é o mesmo.

Será de salientar que o Município goza de uma boa saúde financeira, tendo uma capacidade de endividamento superior a 11 milhões de euros. O pedido de empréstimo justificava-se por uma razão de precaução, assegurando, desta forma, a continuação das medidas sociais levadas a cabo pelo Executivo, assim como a execução das atividades regulares do Município. O executivo destaca, ainda, a coragem da 1.ª Secretária da Mesa (PS) em ter votado favoravelmente a proposta do Executivo.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.