Autarquia anadiense oferece nova viatura de combate a incêndio urbano aos Bombeiros Voluntários
A corporação de Bombeiros Voluntários de Anadia dispõe de uma renovada viatura ligeira de combate a incêndio (VLCI) urbano. Segundo […]
A corporação de Bombeiros Voluntários de Anadia dispõe de uma renovada viatura ligeira de combate a incêndio (VLCI) urbano. Segundo revela a autarquia, a viatura estava na posse da referida corporação, porém era um Veículo com Equipamento Técnico de Apoio (VETA), que veio a ser transformado num VLCI. Esta operação, avaliada em cerca de 30 mil euros, foi suportada na íntegra pelo Município de Anadia.
De acordo com informação veiculada pela autarquia anadiense, a viatura vem “colmatar uma lacuna existente na Corporação, no que respeita a meios de combate a sinistros urbanos, dado que apenas existe uma viatura pesada para este fim”. A edilidade revela ainda que com o renovado veículo a corporação fica dotada de “maior operacionalidade para poderem atuar em determinadas zonas urbanas, designadamente ruas estreitas ou condicionadas”.
Sobre as características do novo carro, a autarquia esclarece que este possui um tanque com capacidade para 400 litros de água e de um mais pequeno, com 25 litros de espuma, para combate a incêndios. Além disso, o veículo tem instalado um grupo energético de desencarceramento, assim como um conjunto de outras ferramentas indispensáveis para combater diferentes sinistros, o que garante “a polivalência deste equipamento”.
Bruno de Almeida, comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia, afirma que a entrada em funcionamento desta viatura “é uma grande mais-valia para a corporação, uma vez que está dotada de um vasto equipamento que nos permite resolver vários tipos de ocorrências”.
Acrescido a este apoio dado pela autarquia anadiense, o executivo recorda que, na reunião do passado dia 5 de abril, foi também atribuída “uma verba de 37 mil euros para apoiar a aquisição de uma ambulância de transporte múltiplo (ABTM), totalmente equipada, que deverá chegar nos próximos dias à Corporação”.
Na mesma reunião de câmara, os membros do executivo aprovaram, também, a concessão de “uma verba de 10 mil euros para apoiar a aquisição de um equipamento de suporte à prestação de serviços de saúde, nomeadamente um monitor de sinais vitais portátil para equipar uma ambulância de socorro (ABSC), desfibrilhadores e respetivos componentes”. Para além disso será também adquirido “material de consumo em operações de socorro e emergência médica e ainda instalação de três rádios de banda alta de serviço SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal)”, segundo revela a edilidade.
Conforme revela a autarquia em nota de imprensa, os apoios camarários têm como objetivo “que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia possa cumprir de forma integral os compromissos assumidos e, por outro lado, que possa dar uma resposta eficaz e rápida às solicitações diárias da comunidade”.
Fotografia: Viatura ligeira de combate a incêndio urbano entregue à Corporação de Bombeiros Voluntários de Anadia
Autor: Jornal da Mealhada
