Autarquia promove ação de formação sobre o luto
Psicologia do luto lidar com situações delicadas foi o tema da formação promovida pelo Setor Social da Autarquia, no âmbito […]
Psicologia do luto lidar com situações delicadas foi o tema da formação promovida pelo Setor Social da Autarquia, no âmbito do plano de formação da Rede Social, destinada a técnicos e colaboradores das IPSS do concelho.
A formação procurou fornecer ferramentas a quem lida diariamente com este tipo de situações. Como comunicar a morte de um ente querido, quais as regras básicas para a comunicação das más notícias, como lidar com situações delicadas, foram as linhas mestras de uma sessão que juntou, nas instalações do Setor Social da Autarquia, técnicos do Município e técnicos e colaboradores das diversas IPSS.
A formação começou por levar os participantes a refletiram um pouco sobre si mesmos, sobre a sua capacidade de empatia para com o sofrimento do outro ou a sua capacidade de comunicar más notícias. Passou, posteriormente, para um plano mais prático, fornecendo orientações concretas relativas à relação com a família enlutada, como a proibição de mentir, de criticar, julgar ou moralizar perante as diferentes reações à notícia da morte de um ente querido.
Esta ação de formação, acreditada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, foi promovida pelo Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Servilusa.
Autor: Jornal da Mealhada
