Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012

BTT para promover Lampreia de Penacova contou com 300 atletas

BTT para promover Lampreia de Penacova contou com 300 atletas

Região

BTT para promover Lampreia de Penacova contou com 300 atletas

Pouco passava das oito da manhã de domingo de Carnaval, 19 de fevereiro, e os raios de sol começavam a […]

Pouco passava das oito da manhã de domingo de Carnaval, 19 de fevereiro, e os raios de sol começavam a aparecer timidamente em Penacova, quando a vila se viu invadida por um colorido pouco habitual nesta altura do ano. Não se tratava de um desfile de carnaval, mas sim da concentração de cerca de 300 atletas, mais umas dezenas de acompanhantes, que se preparavam para iniciar a 1.ª Maratona de BTT, inserida no Festival da Lampreia, promovido pelo Município de Penacova.

“O percurso definido pela organização contemplava a passagem por quatro freguesias do concelho, entre trilhos à beira do Mondego, passagens nos Fornos da Cal, Moinhos de Gavinhos e outras paisagens nas serranias envolventes”, explica Bruno Fonseca, responsável pela organização do evento.

Foi pelas 9h 30m que se deu o tiro de partida no Parque Verde de Penacova. Os atletas podiam optar pelo percurso mais curto, com cerca de 35Km, ou por um outro, o da Maratona propriamente dita, de cerca de 65 Km. Segundo Ricardo Simões, vereador do Desporto, “a evidência do enorme sucesso desta iniciativa, que conta com centenas de atletas, pode constatar-se também através dos muitos populares que, em vários pontos estratégicos, decidiram acompanhar a prova e apoiar os participantes”.

A população acolheu bem o evento e contribuiu para que nada faltasse aos aventureiros, proporcionando-lhes em diversas passagens por localidades, a possibilidade de se abastecerem com os necessários reforços alimentares. A muitos que fizeram a prova com o intuito de vencer a classificação final, muitos outros se juntaram pelo pleno prazer da prática de actividade física.

No final da prova, para além das recordações entregues a todos os participantes, foi servido um almoço que se iniciou às 13h 30m, prolongando-se por toda a tarde, à medida que os atletas iam chegando à meta. Nuno Tinoco, da equipa Gatões BTT, pertencente à classe de Elites, venceu os cerca de 35 Km da Meia Maratona em 2h 12m e Ricardo Cruz, da equipa BTT SEia, igualmente da classe de Elites, completou a prova rainha de 65Km, a Maratona Rota da Lampreia, em 3h 34m.

FRONTAL/CMP

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.