Buçaco recebe novas árvores pela Roda Viva
Os colaboradores do projeto social Roda Viva, da Câmara Municipal da Mealhada, plantaram, no passado dia 22 de outubro, 263 […]
Os colaboradores do projeto social Roda Viva, da Câmara Municipal da Mealhada, plantaram, no passado dia 22 de outubro, 263 árvores e arbustos, na Mata Nacional do Buçaco, em apenas duas horas, no decorrer de uma atividade que encerra o programa da Semana de Luta contra a Pobreza, promovido pela referida autarquia.
Esta ação de plantação enquadra-se no projeto de reflorestação que a Fundação Mata do Buçaco (FMB) tem vindo a desenvolver na referida Mata Nacional, que é candidata à classificação de Património Mundial da UNESCO.
Recorde-se que todo o trabalho de limpeza e reabilitação da Mata decorre no âmbito do projeto BRIGHT – Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats, com o apoio do Programa LIFE+.
Jorge Couto, administrador-delegado da Securitas, já havia plantado um Carvalho Alvarinho no Pinhal do Marquês no passado dia 12. Também o administrador da Cimertex, Álvaro Bastos, plantou uma árvore no dia 19.
Com a sua execução, a FMB visa a conservação/valorização de um habitat relíquia: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Buçaco; o controlo/erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da Mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas, algumas das quais nunca aplicadas no contexto nacional e outras apenas a escalas mais reduzidas; o envolvimento ativo, nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, de diversos públicos e entidades, e da sociedade civil em geral (residentes, alunos, turistas, entre outros), com a perspetiva de assegurar o exercício de uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.
Autor: Jornal da Mealhada
