Câmara da Mealhada insiste na reabertura do Apeadeiro do Pego
A autarquia recorda que o encerramento contraria as orientações nacionais que promovem o transporte público ferroviário como alternativa sustentável
A Câmara Municipal da Mealhada voltou a reivindicar, junto da CP – Comboios de Portugal, a reabertura do Apeadeiro do Pego, aproveitando o momento em que a Linha da Beira Alta retomou o tráfego, no passado dia 28 de setembro.
Num ofício enviado ao presidente do conselho de administração da CP, com conhecimento à Secretária de Estado da Mobilidade, e depois de vários contactos com a entidade que gere os comboios nacionais, a autarquia lembra que “nunca desistiu deste objetivo, por considerar que o encerramento do apeadeiro constitui uma perda grave para a população e um retrocesso face às políticas nacionais de mobilidade sustentável.”
A autarquia recorda que o encerramento contraria as orientações nacionais que promovem o transporte público ferroviário como alternativa sustentável ao automóvel e aponta que existe procura real e manifesta, comprovada através de um inquérito local que demonstra a disponibilidade da população em utilizar diariamente o comboio.
Neste mesmo ofício, a Câmara da Mealhada aponta que a reabertura seria coerente com os planos de mobilidade sustentável municipais e intermunicipais, incluindo o futuro passe intermodal da Região de Coimbra.
Perante todos estes argumentos, a autarquia solicita à CP Comboios de Portugal que reabra com urgência o Apeadeiro do Pego e que o mesmo seja incluído nos horários da Linha da Beira Alta. No documento pode ler-se ainda que “O encerramento do Apeadeiro do Pego representa um retrocesso, tanto para os cidadãos como para as políticas públicas nacionais e locais.
Reabri-lo é um ato de justiça social, de coesão territorial e de consistência política, que dará às populações a confiança de que o Estado está verdadeiramente comprometido em aproximar serviços, promover sustentabilidade e criar soluções de futuro.”
Autor: Jornal da Mealhada
