Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018

Câmara Municipal de Anadia aprova orçamento para 2019

Câmara Municipal de Anadia aprova orçamento para 2019

Região

Câmara Municipal de Anadia aprova orçamento para 2019

No passado dia 30 de outubro, o executivo anadiense esteve em reunião e aprovou o Orçamento e as Grandes Opções […]

No passado dia 30 de outubro, o executivo anadiense esteve em reunião e aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019, no valor de 22.389.300 euros.

As áreas que absorvem maior percentagem do orçamento para o próximo ano são as seguintes: ordenamento do território (26,3%), ensino não superior e serviços auxiliares de ensino (11,65%), desporto, recreio e lazer (9,28%), turismo (8,30%), cultura (6,06%) e transferências para Juntas de Freguesia (5,15%).

No que se refere ao GOP para 2019, a autarquia anadiense sublinha o início da construção do Parque Urbano de Anadia, diversas requalificações, sobretudo ao nível da ARU (Área de Requalificação Urbana de Anadia), nomeadamente na Rua Júlio Maia, António Feliciano Castilho e Fausto Sampaio, assim como na Quinta do Rangel, em Ancas.

De referir ainda a construção do Centro de Avaliação e Controle de Treino envolvente à pista de BMX, em Sangalhos; o início da construção da pista de XCO BTT, na Curia; e a conclusão da requalificação do edifício das piscinas municipais, no âmbito da eficiência energética.

Quanto ao setor da educação, a autarquia salienta a requalificação da escola do 1º ciclo de ensino básico de Mogofores, que se constitui como um dos maiores investimentos previstos nesta área, para o próximo ano. Os transportes escolares fazem também parte do investimento da autarquia, assim como no funcionamento da cantina escolar e nos valores dos apoios sociais escolares e nos compromissos protocolados com as entidades prestadoras de variados serviços, nomeadamente o CAF (Componente de Apoio à Família), serviço de refeições, acompanhamento e transporte.

Está ainda previsto o início da requalificação do Posto de Turismo da Curia, a criação do Museu das Duas Rodas, o programa de renovação de aldeias e percursos pedestres, para além das ações de promoção do concelho de Anadia.

Relativamente ao tecido industrial, prevê-se o alargamento da Zona Industrial do Paraimo e da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, após a aprovação do plano de pormenor, bem como de outras zonas de instalação de atividades económicas. De acordo com comunicado de imprensa veiculado pela autarquia, o setor industrial é uma das áreas onde o executivo anadiense pretende apostar nos próximos anos, com o objetivo de dotar o concelho de zonas industriais infraestruturadas e mais amplas, atraindo e captando investimento privado, nacional e estrangeiro.

Atendendo às transferências para as Freguesias do concelho, estas apresentam um acréscimo na ordem dos 3,58%. Estes apoios correspondem a cerca de 120% para além do valor das transferências do Orçamento do Estado para as Freguesias, traduzindo-se claramente num apoio substancial do Município de Anadia, pois são as Freguesias que desenvolvem trabalho diretamente com as populações e que têm permanentemente de resolver os respetivos problemas.

Segurança e Ordem Pública é um novo item do GOP, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Anadia, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, para a reabilitação do Posto da GNR de Anadia, que se encontra, atualmente, em más condições de utilização. Este investimento visa dotar o espaço de melhores condições, de modo a incrementar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais desta força de segurança à população.

O Município de Anadia revela ainda que não prevê o recurso à utilização de passivos financeiros para financiamento do Orçamento de 2019, apesar da capacidade de endividamento do Município. A redução da dívida de médio e longo prazo às entidades bancárias ascenderá a 0,929 milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 26,12%.

Em suma, os documentos aprovados na reunião do executivo anadiense assentam numa estratégia de continuidade do executivo, que afirma manter-se firme no objetivo de promover uma melhoria continua e sustentada do concelho de Anadia, procurando proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos.

Depois de aprovado o Orçamento Municipal em Reunião de Câmara, o mesmo será submetido a discussão e aprovação em Assembleia de Câmara, a qual irá acontecer no decorrer deste mês.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.