Campanha solidária arranca hoje em cerca de 600 farmácias
“Entre as farmácias aderentes encontram-se as do município de Águeda e Oliveira do Bairro”.
A 14.ª edição da Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arranca hoje e decorre até 26 de dezembro, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país, 21 delas no distrito de Aveiro. De acordo com o comunicado da Associação Dignitude, “todos os cidadãos poderão doar o troco das suas compras numa farmácia aderente ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, e os donativos irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam”.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS (Nova Information Management School), 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar. Entre as farmácias aderentes encontram-se as do município de Águeda e Oliveira do Bairro.
“O Município de Sever do Vouga apela, com o coração aberto, a toda a comunidade para se unir à campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. Cada gesto conta. Cada moeda pode transformar a vida de famílias que, todos os dias, enfrentam dificuldades para aceder aos medicamentos prescritos pelo SNS. Porque cuidar é um ato de amor, seja luz neste Natal e ajude a iluminar o caminho de quem mais precisa.” refere Dra. Paula Coutinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga.
“De 15 a 26 de dezembro, doe o troco das suas compras nas farmácias aderentes do distrito de Aveiro. Ao participar na Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, estará a ajudar o Programa abem: a garantir o acesso ao medicamento a quem mais necessita.”, explica Dra. Gabriela Silva, farmacêutica da Farmácia Martins.
“Só no distrito Aveiro, existe uma rede de 51 farmácias abem: à qual 775 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 55575 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa”, acrescenta a mesma fonte no comunicado.
Autor: Jornal da Mealhada
