Candidata de Vouzela apresenta logotipo vencedor do Orçamento Participativo da Mealhada
Joana Rita Lopes Simões é o nome da designer que concebeu o logotipo vencedor do Orçamento Participativo da Mealhada. A […]
Joana Rita Lopes Simões é o nome da designer que concebeu o logotipo vencedor do Orçamento Participativo da Mealhada. A vencedora, natural do município de Vouzela, baseou a proposta apresentada nas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, ideia que lhe vai render um prémio monetário no valor de 500 euros.
O logotipo apresentado por Joana Simões é desenhado com base na letra “P”, inicial da palavra “participação”. A autora deste trabalho gráfico repetiu a letra quatro vezes, representando, dessa forma, “a participação de todos os cidadãos e representando em cada uma destas peças uma das 4 Maravilhas, através da uma cor usada em cada uma delas”, tal como explica a autarquia em nota de imprensa.
Globalmente, a imagem que identifica o Orçamento Participativo do Município da Mealhada “pretende transmitir a união, colaboração, envolvimento e participação de todo o concelho num mesmo projeto”, de acordo com informação veiculada pela autarquia em nota de imprensa.
A imagem criada pela jovem vouzelense de 26 anos irá ser usada “em todos os meios e suportes de comunicação (documentos oficiais, formulários, página de internet, etc.)”, segundo avança a edilidade, como forma de apelar à participação dos munícipes no Orçamento Participativo da Mealhada deste ano.
Quanto ao currículo da vencedora do concurso de ideias para o logotipo do Orçamento Participativo do município da Mealhada, a autarquia avança que se licenciou em 2013, em Design de Comunicação e Produção Audiovisual, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Daí em diante, Joana Simões é designer gráfica freelancer, função que acumula com outros trabalhos. A designer vouzelense “já venceu outros prémios, nomeadamente o Concurso Nacional de Ideias para o Logotipo dos 100 anos das Festas do Castelo (2014) e o Concurso para Criação do Logotipo do Centro Social e Paroquial de Arcozelo dos Maias (2011)”, avança a autarquia em comunicado.
Em resposta ao concurso de ideias lançado para a criação da imagem do Orçamento Participativo da Mealhada, a autarquia “recebeu 19 propostas e, após a avaliação do júri, seis foram submetidas a votação pública, tendo passado a essa fase da votação seis propostas que estiveram expostas na Biblioteca Municipal da Mealhada e, digitalmente, na página oficial do Município”, explica a edilidade.
Na totalidade “foram contabilizados 752 votos de 376 cidadãos”, afirma a autarquia, cuja maioria deu a vitória à proposta de Joana Simões, que vai ganhar um prémio no valor de 500 euros. Aos autores das restantes propostas que estiveram a votação, a autarquia avança que será “atribuído um certificado de finalista do Concurso de Ideias, com a classificação obtida”.
Depois da avaliação feita pelos munícipes, a autarquia divulgou a classificação das propostas submetidas ao concurso de ideias para o logotipo do Orçamento Participativo da Mealhada: 1ª classificado – proposta n.º 13 – Joana Rita Lopes Simões; 2º classificado – proposta n.º 4 – Nuno Filipe Alegre Pereira da Trindade e Tiago Miguel do Santos Neves da Costa Ângelo; 3º classificado – proposta n.º 12 – Joana Rita Lopes Simões; 4º classificado – proposta n.º 16 – Flávio Rodrigo Silva e David Ramos; 5º classificado – proposta n.º 1 – Pedro Ricardo Vieira Duarte Lourenço Mocho; e 6º classificado – proposta n.º 2 – Daniela Pedroso Queiró.
Fotografia: Explicação do significado do logotipo
Autor: Jornal da Mealhada
