Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto está a chegar à meta
Nos próximos dias 30 e 31 de outubro Anadia vai receber uma comitiva composta por representantes do ACES Portugal e […]
Nos próximos dias 30 e 31 de outubro Anadia vai receber uma comitiva composta por representantes do ACES Portugal e Europa (Associação das Cidades Europeias do Desporto), antes de ser tomada uma decisão sobre a atribuição do distintivo à cidade. Desta forma o processo de candidatura de Anadia para Cidade Europeia do Desporto 2020 está a chegar perto da meta, uma vez que em janeiro de 2019 serão conhecidos os resultados.
Recordamos que o processo de candidatura teve a sua primeira etapa em fevereiro de 2017, através da apresentação da carta de intenção, por parte do Município. Nessa notificação, Anadia apresentou-se como candidata a Cidade Europeia do Desporto 2020, tendo a organização aceite a candidatura. Agora, a comitiva vai realizar uma visita às instalações desportivas municipais, bem como encontrar-se com os responsáveis locais e os embaixadores da candidatura. xa0
O intuito desta candidatura, por parte da Câmara Municipal de Anadia, prende-se com a criação de um grande projeto desportivo, o mais abrangente possível, transversal e inclusivo, que envolva toda a população. Pretende-se elevar a história de Anadia como sendo uma terra de grandes clubes e desportistas, os quais têm colocado o nome do Município nos mais prestigiados pódios a nível nacional e internacional.
Com esta candidatura a autarquia pretende dar relevo à importância do investimento realizado, nos últimos anos, em infraestruturas desportivas, estimado em cerca de 50 milhões de euros, reforçando a promoção da excelência e da especificidade das condições de prática que oferecem, com destaque para o CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia/Velódromo Nacional, em Sangalhos. O CAR já acolheu, inclusivamente, atletas de mais de 60 países de diversas modalidades, detentores de títulos europeus, mundiais e olímpicos, e neste momento o espaço encontra-se em fase de candidatura a Centro Mundial de Treino da UCI (União Ciclista Internacional).
A Câmara Municipal de Anadia realça ainda o conjunto de parcerias estabelecidas com as mais diversas entidades, designadamente com associações distritais, regionais e nacionais, com federações residentes no CAR (Ciclismo, Ginástica, Judo, Esgrima e Pentatlo Moderno) e com outras federações que adotaram Anadia como local privilegiado para a realização dos estágios de preparação.
Além do prestígio desportivo que Anadia deseja alcançar com esta candidatura, a autarquia pretende também consolidar o trabalho de parceria com as universidades e politécnicos, nomeadamente de Coimbra e de Aveiro, a nível da investigação científica, no âmbito da atividade física e do desporto e da implementação, em Anadia, do Centro de Controlo de Treino.
Para somar ao prestígio desportivo da cidade à consolidação dos trabalhos de parceira, a autarquia pretende também, com esta candidatura, promover Anadia como destino de Turismo Desportivo, uma vertente que conhece um crescimento sustentado e cada vez mais pautado pela diversidade, pelas tendências, pela originalidade e pela especificidade, aliando mais uma vez as diversas escalas, com destaque para a sinergia entre o concelho e as regiões.
Finalmente, pretende-se ainda destacar a vocação, o dinamismo e a exaltação que, no concelho de Anadia, são dedicados à atividade física, privilegiando não só o desporto e a alta competição, mas também, e, sobretudo, a promoção e o acesso à prática das atividades físicas e desportivas junto da população em geral.
Autor: Jornal da Mealhada
