Terça-Feira, 20 de Março de 2012

Cantanhede: Uma Noite no Museu da Pedra com o Brinquedo

Cantanhede: Uma Noite no Museu da Pedra com o Brinquedo

Região

Cantanhede: Uma Noite no Museu da Pedra com o Brinquedo

Uma Noite no Museu com o Brinquedo é o tema de mais uma ação de dinamização do Museu da Pedra […]

Uma Noite no Museu com o Brinquedo é o tema de mais uma ação de dinamização do Museu da Pedra do Município de Cantanhede especialmente orientada para crianças dos 6 aos 12 anos. A iniciativa decorrerá a 24 de março, sábado, a partir das 20h 30m, e está estruturada em torno da exposição Cem Anos do Brinquedo, que se encontra patente ao público naquela unidade museológica, no âmbito de uma parceria com o Museu do Brinquedo de Sintra – Fundação Arbués Moreira.

Limitadas a um número máximo de 25 participantes, podem ser formalizadas na receção do Museu da Pedra até à véspera da realização do evento, mediante um pagamento de 15 €. As famílias que pretendam inscrever mais do que uma criança beneficiam de um desconto de 10% (13,50 euros por criança). Para marcações e informações complementares, os pais interessados devem contactar através do telefone 231 423730, fax 231 423 732 ou email museudapedra@cm-cantanhede.pt.

Em Uma Noite no Museu com o Brinquedo o que se propõe é uma viagem retrospetiva pelo universo intemporal das coleções sobre essa temática no âmbito da qual serão desenvolvidas diversas atividades lúdico-pedagógicas monitorizadas pelos serviços educativos do Museu da Pedra, no final das quais pernoitam no auditório deste equipamento cultural, em perfeitas condições de comodidade e segurança. O objetivo é fomentar a interatividade das crianças com as várias representações e formas do jogo e do brinquedo, consciencializando-as para a importância e a estima que esses objetos devem merecer enquanto objetos de colecionismo.

Cada criança inscrita deverá fazer-se acompanhar de um brinquedo que pretenda expor temporariamente no Museu da Pedra, ato simbólico de envolvimento direto na construção de uma exposição coletiva.

Quanto ao percurso pelas diversas áreas temáticas da exposição sobre os Cem Anos do Brinquedo, os jovens participantes vão ser estimulados a descobrirem as significações culturais do ato de colecionar e preservar diferentes tipos de património, ação pedagógica com reconhecidos benefícios ao nível da aprendizagem e desenvolvimento.

Como Fazer uma Coleçãode Selos é aliás uma das atividades que as crianças vão realizar, sob orientação de uma monitora com vasta experiência em matéria de colecionismo. Depois os mini-colecionadores, distribuídos por equipas disputarão o Cool Quiz do Brinquedo e do Colecionismo, um jogo que irá pôr à prova os conhecimentos adquiridos através de um conjunto de questões sobre os temas explorados na visita às exposições.

Uma Noite no Museu com o Brinquedo termina com a participação das crianças em ateliês lúdico-pedagógicos intitulados Brinco-Culinária, O Meu Brinquedo, Cabeça de Relva, Senhor Espantalho e As Coleções de Brinquedos no Século XXI.

O mote para mais uma edição desta iniciativa do Museu da Pedra do Município de Cantanhede é a exposição sobre os Cem Anos do Brinquedo, a síntese possível do espólio de cerca de 50 000 peças que o Museu do Brinquedo de Sintra possui na sua sede, uma criteriosa seleção que mostra a evolução do brinquedo no século passado, quer relativamente às temáticas representadas quer nos que diz respeito aos materiais utilizados na sua produção.

Os diferentes quadros expositivos permitem leituras acerca do clima social de cada época em que os brinquedos foram produzidos, sendo possível vislumbrar neles os conceitos, os valores e as referências estéticas subjacentes ao modo como as crianças brincavam em diferentes conjunturas histórico-sociais.

Por outro lado, Uma Noite no Museu com tem como objetivo aproveitar o potencial pedagógico do Museu da Pedra, promovendo a aquisição de conhecimentos sobre o seu espólio e as exposições temporárias, através de exercícios práticos especialmente preparados para o efeito. O que se pretende é que as crianças tomem consciência sobre a função cultural da unidade museológica e sobre a importância das atividades que aí são desenvolvidas.

JM/CMC

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.