Condeixa-a-Nova vai ser o palco do concerto “A Esperança não Engana” do Coro COD
O espetáculo vai decorrer na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, pelas 21h, a convite das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova.
O Coro COD Coimbra vai realizar o concerto solidário “A Esperança não Engana”, em Condeixa-a-Nova, no próximo dia 24 de outubro. O espetáculo vai decorrer na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, pelas 21h, a convite das Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova.
“Proporcionar um momento de paragem, reflexão e oração aos utentes, colaboradores e irmãs da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel”, foi o principal objetivo desta união de vontades entre as Irmãs Hospitaleiras de Condeixa-a-Nova e o Coro COD Coimbra, começa por referir Bárbara Leitão, membro do Serviço de Pastoral da Saúde e do Núcleo Dinamizador da Identidade Hospitaleira”, afirma o comunicado do Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra.
A mesma fonte aponta que “além de ser uma oportunidade de encontro e oração, sob a égide do Ano Santo que vivemos, no qual o Papa Leão XIV convida a que todos sejam “Peregrinos da Esperança”, este espetáculo tem uma vertente caritativa, na medida em que a bilheteira reverterá na totalidade para o apoio à Missão Hospitaleira no Centro de Hogar Belén – Argentina. O Centro de Hogar Belén, tal como nos explica Bárbara Leitão, foi “fundado em 1971 e atua na área da Psicogeriatria e Saúde Mental, prestando uma atenção especializada e integraltanto às pessoas com doença mental como às suas famílias”. Bárbara Leitão explicou ainda que os fundos obtidos com este concerto serão totalmente dirigidos para o apoio à remodelação do edifício onde opera o Centro de Hogar Belén, “para continuar a garantir a qualidade dos cuidados, aliando sempre a ciência à caridade”.
No comunicado está a informação de que Raquel Monteiro, membro do CORO COD Coimbra, assegura que “o coro entende estes concertos como sendo um serviço/missão, que prestamos em prol dos que mais precisam”. Nessa linha, a porta-voz do grupo musical garante que “é um gosto poder contribuir para a causa proposta pelo Núcleo Dinamizador da Identidade Hospitaleira”. Sobre a missão caritativa do Coro COD Coimbra, Raquel Monteiro recordou que no ano pastoral 2024/2025 foram levados a palco quatro concertos solidários, “cujo valor angariado ultrapassou os 10.000€”.
A mesma informação afirma que “Neste concerto participarão pessoas assistidas pela instituição, colaboradores e irmãs, mas as portas estão abertas a toda a comunidade. Celebram-se 66 anos da fundação da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa-a-Nova. Anos de história de “uma unidade de saúde de referência na prestação de cuidados especializados em psiquiatria e saúde mental, demências, comportamentos aditivos e dependências, reabilitação psicossocial e reabilitação física, com respostas especializadas em ambulatório, internamento e reabilitação”, esclarece Bárbara Leitão”.
Autor: Jornal da Mealhada
