Controlo de acácias e outras espécies exóticas invasoras prossegue a bom ritmo na Mata Nacional do Buçaco
Dando continuidade a trabalhos iniciados em Setembro de 2011, a equipa da Fundação Mata do Buçaco, que se encontra a […]
Dando continuidade a trabalhos iniciados em Setembro de 2011, a equipa da Fundação Mata do Buçaco, que se encontra a executar o projeto BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, promoveu ao longo de Abril e Maio as primeiras ações de controlo de seguimento de espécies exóticas invasoras, em parcela anteriormente intervencionada na zona do Pinhal do Marquês.
Tal como o nome indica, o controlo de seguimento é efetuado numa perspetiva de continuidade dos trabalhos de controlo inicial anteriormente executados naquela parcela, com cerca de três hectares.
Esta ação envolveu a aplicação de boas práticas de controlo a espécies como acácias e pitósporos, incluindo o arranque manual de plantas, cuja regeneração se observou desde a primeira intervenção natural, e o descasque de troncos de árvores adultas, no sentido de assegurar a sua morte lenta ao longo dos próximos anos do projeto.
Para além dos benefícios esperados pelos trabalhos em curso, a valorização da área tem beneficiado de ações de voluntariado nas quais colaboradores de diversas empresas e instituições têm participado, tanto em trabalhos de controlo de invasoras como na plantação de espécies autóctones usadas para as substituir, especialmente medronheiros (Arbutus unedo), azereiros (Prunus lusitânica) e azevinhos (Ilex aquifolium).
No âmbito deste projeto, já está também disponível o site relativo ao mesmo, com toda a informação do BRIGHT. A visitar em http://www.fmb.pt/bright
Sobre o Projecto BRIGHT:
Financiado pelo programa europeu LIFE+ Biodiversidade com o objectivo de assegurar a conservação do adernal – habitat apenas existente em toda a Europa na área de floresta relíquia da Mata Nacional do Bussaco o projecto BRIGHT Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats encontra-se em curso desde Setembro de 2010. Com uma duração de 5 anos, inclui trabalhos de combate e controlo de espécies invasoras que ameaçam o adernal e de valorização e reabilitação da flora autóctone que o integra, apresentando como característica complementar e inovadora o envolvimento activo de vários públicos (visitantes, residentes e entidades públicas e privadas) nas actividades de controlo, conservação e valorização
Sobre o Adernal:
A atual distribuição mundial do habitat Adernal limita-se atualmente à área existente na Mata Nacional do Buçaco. Com características e composição que apresentam afinidade com outros bem mais conhecidos e menos ameaçados como os medronhais e os louriçais esta é uma comunidade vegetal em que o aderno, uma planta normalmente arbustiva, assume um porte arbóreo resultante de centenas de anos de crescimento.
É a presença deste habitat, e a importância que o mesmo assume ao nível da conservação da biodiversidade nacional e europeia, que justificou a aprovação dos cerca de três milhões de euros que a Comissão Europeia atribuiu à conservação da Mata através do projeto BRIGHT.
Sobre o Financiamento LIFE+:
O LIFE + é um instrumento que visa o financiamento de projetos com elevado cariz demonstrativo a nível europeu e que contribuam ativamente para a implementação das políticas comunitárias. O LIFE+ foi concebido com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, aplicação, monitorização, avaliação e comunicação no domínio da política e legislação ambiental da União Europeia, em três vertentes: Natureza e Biodiversidade, Politica e Governação Ambiental e Informação e Comunicação.
Autor: Jornal da Mealhada
