Crónica da Jornada futebolística
Por Afonso Simões Jornada de 14 e 15 de janeiro de 2012. FUTEBOL COMPETIÇÕES NACIONAIS Taça de Portugal meias-finais A […]
Por Afonso Simões
Jornada de 14 e 15 de janeiro de 2012.
FUTEBOL
COMPETIÇÕES NACIONAIS
Taça de Portugal meias-finais
A meio da semana finda, dia 11 e 12 de janeiro, realizaram-se os encontros da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, uma vez que agora as meias-finais passaram a ser disputadas a duas mãos.
As primeiras duas equipas a entrarem em confronto foram o Sporting CP e Nacional da Madeira, cujo encontro teve lugar no Estádio José de Alvalade XXI. O resultado final da primeira mão da eliminatória foi um empate a duas bolas. O Nacional vencia ao intervalo por 2-0, mas o Sporting, na segunda parte do jogo, conseguiu chegar ao empate.
No dia seguinte no Estádio Municipal Cidade de Coimbra, a Académica recebeu a Oliveirense da Liga Orangina, a quem ganhou por 1-0. A segunda mão da eliminatória realiza-se a 8 de fevereiro.
Liga Zon Sagres
O comandante, SL Benfica, jogou no seu ambiente, frente à equipa do Vitória de Setúbal. Não pode haver descuido em qualquer encontro, seja no seu ambiente ou fora dele. Os dois pontos que o separam do Futebol Clube do Porto são, realmente, muito pouco para qualquer perda. O Vitória de Setúbal luta desesperadamente para não cair nos dois últimos lugares, onde apenas dois pontos o separam da União de Leiria. O Benfica esteve a perder por 1-0, mas depressa deu a volta ao resultado e venceu por 4-1, mantendo a liderança.
O Futebol Clube do Porto teve um jogo bastante ao seu jeito, ao receber no Estádio do Dragão a equipa do Rio Ave. Teve algumas dificuldades, porque o Rio Ave soube defender bem a sua baliza, mas o Porto acabou por vencer por 2-0, uma vitória justa, porque foi a equipa que mais procurou o golo.
Em Braga lutava-se pelo terceiro lugar. O Sporting de Braga, depois de vencer na última jornada em Aveiro o Beira-Mar, queria ultrapassar o Sporting Clube de Portugal, uma vez que já estavam em igualdade pontual. Era um encontro de alto risco para ambos os clubes. O Sporting de Braga, na segunda parte, entrou mais forte a marcou dois golos, tendo os leões reduzido a poucos minutos do final. Os bracarenses arrecadaram uma saborosa vitória que os coloca na terceira posição da tabela classificativa, com três pontos de avanço sobre o Sporting.
O Marítimo, que luta pela entrada nas competições europeias, e já leva sete pontos de avanço ao seu mais direto perseguidor, teve uma deslocação complicada ao reduto do lanterna vermelha, o Paços de Ferreira, que luta desesperadamente pela saída daquela posição, embora se reconheça que não vai ser fácil. Os maritimistas estão a praticar bom futebol, estiveram a perder por 1-0, mas conseguiram na ponta final do encontro empatar a partida a 1-1.
Todos os resultados da jornada: Feirense, 0 – Gil Vicente, 0; Nacional, 2 – U. Leiria, 2; Benfica, 4 – V. Setúbal, 1; Académica – V. Guimarães 0-2 Porto – Rio Ave 2-0; Paços Ferreira, 1 – Marítimo, 1; Olhanense, 2 – Beira-Mar, 1; Sp. Braga, 2 – Sporting, 1.
Liga Orangina
O comandante Estoril, subiu à serra de Arouca, e deu festival ao vencer por 4-1 a equipa local. A equipa de Arouca não conseguiu travar o comandante desta Liga Orangina, que mostrou classe de campeão, num terreno difícil e numa manhã regelada, como é a região de Arouca.
A Naval 1.º de Maio, da Figueira da Foz, ainda não conseguiu acertar o passo. Tem perdido pontos no seu reduto, que deixam os seus adeptos numa crise de nervos, por verem que a equipa não consegue chegar aos primeiros lugares da classificação geral, como lhes foi prometido pelos responsáveis, que voltariam ao convívio dos grandes esta temporada. Na sua deslocação aos Açores, onde o Santa Clara esperava não perder pontos, mas o encontro terminou empatado a duas bolas.
O Moreirense, que nos últimos encontros deu boa conta de si e chegou à segunda posição na tabela classificativa, teve de se deslocar à Covilhã, onde os serranos, estavam dispostos a vencer, mas no último minuto da partida o Moreirense conseguiu com um golpe de sorte vencer a partida por 2-1.
Em Matosinhos dois conjuntos com ideais diferentes. O Leixões tenta a subida de divisão e o Belenenses tenta não ser despromovido. José Mota, treinador do Belenenses foi muito feliz naquele reduto, quando treinou o Leixões na primeira divisão. Agora voltou ao mar como adversário e treinador do Belenenses. O jogo terminou empatado, a zero golos, trazendo o Belenenses um precioso ponto, que lhes poderá fazer grande jeito no final do campeonato.
Todos os resultados: Santa Clara, 2 – Naval, 2; Arouca, 1 – Estoril, 4; Leixões, 0 – Belenenses, 0; Sp. Covilhã, 1 – Moreirense,2; Portimonense, 1 – U. Madeira, 2; Atlético, 2 – Oliveirense, 0; Penafiel, 1 – Freamunde, 0; Desp. Aves, 3 – Trofense, 1.
2.ª Divisão zona centro
Outra deslocação complicada para o Oliveira do Bairro, que, no campo do S. João de Ver, empatou a duas bolas. Depois de estar a vencer por 2-0, o Oliveira do Bairro, deixou-se surpreender nos últimos quarenta e cinco minutos. Já ninguém consegue evitar a queda deste conjunto na 3.ª Divisão nacional, na próxima época.
O Anadia Futebol Clube recebeu e perdeu com a equipa do Cinfães, no Estádio Municipal Silvo Cerveira em Anadia por 1-0.
Todos os resultados: Coimbrões, 1 – Sp. Espinho, 1; Gondomar, 0 – Operário, 1; Al. Lordelo, 3 – Madalena, 0; Tondela, 3 – Boavista, 2; S. João Ver, 2 – Oliv. Bairro, 2; Angrense, 3 – Amarante, 2; Anadia, 0 – Cinfães, 1; Padroense, 0 – Paredes, 2.
3.ª Divisão série D
O Futebol Clube da Pampilhosa teve de se deslocar ao Bombarral, no concelho de Torres Vedras para jogar frente ao Bombarrelense. Este conjunto estava perfeitamente ao alcance dos pampilhosenses, uma vez que está na cauda da classificação geral, com apenas seis pontos ganhos até esta data. A equipa visitante não teve grandes dificuldades em bater o seu opositor por 2-1.
Todos os resultados: Benfica C. Branco, 0 – Peniche, 0; Tocha, 2 – Riachense, 0; Marinhense, 1 – Sourense, 0; Alcobaça, 1 – Sp. Pombal, 0; Bombarrelense, 1 – Pampilhosa, 2.
COMPETIÇÕES DISTRITAIS
1.ª Divisão
Mais um jogo complicado para o Desportivo da Mealhada ao deslocar-se ao reduto do Gafanha, equipa que ocupa as primeiras posições na tabela classificativa. Aguentaram a primeira parte sem sofrer golos e tiveram oportunidades para marcar. No segundo período foram os locais a abrir o ativo e depois os jogadores da Mealhada ainda conseguiram chegar ao empate a uma bola. Um resultado talvez surpreendente, mas por tudo quanto fizeram ao longo do jogo é um prémio justo para os mealhadenses.
Todos os resultados: Rio Meão, 1 – Carregosense, 0; Águeda, 0 – Mourisquense, 2; S. Roque, 1 – Fiães, 1; Canedo, 0 – Milheiroense, 1; Águas Boas, 1 – Paços Brandão, 5; U. Lamas, 0 – Lourosa, 1; Cucujães, 1 – Estarreja, 2; Gafanha, 1 – Mealhada, 1; Paivense, 1 – Macinhatense, 1.
2.ª Divisão série D
O Sport Clube do Carqueijo, voltou a jogar fora do seu ambiente, ao deslocar-se ao Ribeira Azenha no concelho de Anadia. Não era fácil esta deslocação, uma vez que o Ribeira Azenha vem de uma vitória de um campo bastante difícil, ao vencer em Vila Nova de Monsarros a equipa local. Os jogadores do Carqueijo, a fazerem um campeonato acima daquilo a que nos têm habituado, e não deixaram os seus créditos por mãos alheias, porque foram vencer à Ribeira por 3-1.
O Clube Desportivo do Luso, foi também jogar fora do seu reduto, ao deslocar-se à Mamarrosa no concelho de Oliveira do Bairro. Com os novos reforços a equipa ficou mais forte, mas mesmo assim acabou por perder por 3-2.
Todos os resultados: Ribeira Azenha, 1 – Carqueijo, 3; CRAC, 3 – V.N.Monsarros, 1; Aguinense, 0 – Calvão, 6; Famalicão, 1 – Paredes Bairro, 1; Benfica Arinhos, 2 – Couvelha, 2; Mamarrosa, 3 – Luso, 2.
Juniores – 2.ª Divisão série dos primeiros
O Futebol Clube da Pampilhosa, soma e segue no campeonato para a subida de divisão. Recebeu a equipa do Mourisquense no campo da Carreta no Carqueijo, uma vez que o Campo Germano Godinho ainda anda em obras, de mudança de relva natural para sintética. Os pampilhosenses animados com a goleada no primeiro encontro e fora de portas, voltaram, a vencer por 4-1.
A equipa de juniores do Grupo Desportivo da Mealhada, deslocou-se ao campo do Rio Meão, onde veio a perder por 2-0.
Todos os resultados: Ovarense, 3 – S. Martinho, 2; Pampilhosa, 4 – Mourisquense, 1; Esmoriz, 1 – LAAC, 0; Loureiro, 2 – Sanjoanense, 2; Rio Meão, 2 – Mealhada, 0.
Juvenis
1.ª Divisão zona sul
A equipa de juvenis do Desportivo da Mealhada tinha um encontro, que seria uma verdadeira final, porque o seu adversário estava apenas a um ponto a separá-los. Perdendo este encontro no campo de relva sintética na Mealhada frente ao Estarreja, poderia estar condenado a fazer a segunda fase na série dos últimos, o que seria uma injustiça para este conjunto, onde metade do seu plantel tem feito um grande esforço a jogarem na equipa de juniores ao sábado e na equipa de juvenis ao domingo de manhã. Os briosos jogadores da casa, enfrentaram o jogo com muita garra e dignidade e venceram a partida por 2-1.
Todos os resultados: Anadia, 2 – Gafanha, 0; Mealhada, 2 – Estarreja, 1; Alba, 1 – Águeda, 0; Oliv. Bairro, 1 – Oliveirense, 3; Taboeira, 2 – Avanca, 0.
2.ª Divisão série dos últimos
O Futebol Clube da Pampilhosa começou muito bem a segunda fase com uma vitória frente à LAAC e no terreno destes. Esta jornada alterou a ordem dos jogos, uma vez que o calendário era para jogar no Campo da Carreta no Carquejo. Mudou para jogar a primeira ronda na Vista Alegre, onde perdeu por 4-1.
Todos os resultados: Mourisquense, 5 – Requeixo, 0; Ribeira Azenha, 5 – LAAC, 1; Vista Alegre, 4 – Pampilhosa, 1.
Iniciados
2.ª Divisão – série dos primeiros
A equipa de iniciados do Grupo Desportivo da Mealhada, deslocou-se ao Anta no concelho de Espinho. Com um empate a iniciar o campeonato e no seu ambiente, os iniciados do Grupo Desportivo da Mealhada, não conseguiram os seus objetivos e perderam por 3-2.
Todos os resultados: Anta, 3 – Mealhada, 2; U. Lamas, 3 – Mousiquense, 2; Águeda, 0 – Carregosense, 1; Pessegueirense, 0 – Gafanha, 0; Soutelo, 3 – Oiã, 1.
2.ª Divisão – série dos últimos
O Futebol Clube da Pampilhosa deslocou-se ao reduto do Vaguense, onde venceu com uma vitória concludente por 6-1.
Todos os resultados: Vaguense, 1 – Pampilhosa, 6; Águas Boas, 1 – LAAC, 2; Calvão, 9 – Ribeira Azenha, 0.
Infantis A
A equipa de infantis A do Desportivo da Mealhada, jogou no campo de relva sintética na Mealhada, onde recebeu e venceu a equipa do BETEL Ponte de Vagos por 4-3. A equipa do concelho de Vagos pode queixar-se da falta de sorte e de uma manhã de grande atrevimento do guardião Zé Cruz, que nos derradeiros minutos, salvou a equipa da casa de sofrer um empate ou mesmo uma derrota.
A equipa do Futebol Clube da Pampilhosa, jogou frente à equipa da LAAC e o resultado final foi de 6-1, vitória para os aguedenses, que foram sempre superiores.
Infantis B
A equipa de infantis B do Desportivo da Mealhada jogou no campo do Anadia, onde veio a perder por 10-0.
Benjamins A
Duas equipas do concelho, disputaram o derby desta modalidade, no campo n.º 2 do Centro de Estágios do Luso, onde o Futebol Clube da Pampilhosa e Grupo Desportivo da Mealhada, mediram forças, saindo vencedor deste derby a equipa da Mealhada por 8-1. Num terreno impróprio para estas idades, deveria haver mais cuidado por parte dos responsáveis do Centro de Estágios do Luso.
Também no mesmo local mas a horas diferentes, disputou-se o encontro entre a equipa de Benjamins A do Luso com o Vaguense, tendo o Vaguense vencido por 6-2.
Benjamins B
A equipa de benjamins B do Desportivo da Mealhada, no campo do Vaguenses foi derrotada por 4-3.
Traquinas A
Os Traquinas do Desportivo da Mealhada jogaram frente ao BETEL Ponte de Vagos no reduto deste clube e os mealhadenses venceram por 5-2.
Feminino
A equipa feminina do Futebol Clube da Pampilhosa, no Campo Carlos Duarte na Pampilhosa, defrontaram a equipa do Eirolense, e no final o resultado foi de 2-1, para a equipa feminina da Pampilhosa.
xa0
FUTSAL
2.ª Divisão
O Atlético Clube do Luso no Pavilhão Municipal do Luso defrontou o Clube de Albergaria e perdeu por 5-3.
O Futebol Clube de Barcouço, no Pavilhão Municipal de Barcouço recebeu a equipa do CRECUS e voltou a perder por 5-4.
Juniores
A equipa de juniores do Atlético Clube do Luso no Pavilhão Municipal do Luso recebeu e perdeu frente á equipa do Dínamo Sanjoanense por 4-2.
Autor: Jornal da Mealhada
