Crónica da Jornada futebolística e de futsal – 19 e 20 de maio
POR AFONSO SIMÕES FUTEBOL COMPETIÇÕES NACIONAIS Taça de Portugal A Académica de Coimbra foi a grande vencedora de edição da […]
POR AFONSO SIMÕES
FUTEBOL
COMPETIÇÕES NACIONAIS
Taça de Portugal
A Académica de Coimbra foi a grande vencedora de edição da Taça de Portugal de 2011/12. Os estudantes defrontaram o Sporting, no Estádio do Jamor, em Lisboa, e venceram por 1-0, com um golo marcado, aos quatro minutos de jogo, por Marinho. O Sporting nunca foi capaz de violar as balizas à guarda de Ricardo. Houve festa rija, tanto em Lisboa, no final do encontro, como pela noite dentro, em Coimbra, onde todos os habitantes da cidade e mesmo arredores, esperaram os heróis desta conquista da Taça de Portugal, que pela segunda vez está colocada na sede da Associação Académica de Coimbra. Com esta conquista a Académica está por mérito próprio na Taça Europeia, que irá disputar na fase de grupos.
2.ª Divisão
Já terminaram os campeonatos da Liga Zon Sagres e da Liga Orangina – que na próxima temporada passará a designar-se, apenas, por Liga de Honra. Também o campeonato nacional da segunda divisão está concluído, estando agora as três equipas que venceram as suas zonas, norte, centro e sul a disputarem a subida da divisão, que tem lugar apenas para duas equipas. Uma injustiça, para quem ao longo da temporada lutou para vencer a sua zona e agora, poderá ficar na mesma no escalão secundário, se nos jogos a efectuar não conseguir ficar em primeiro ou segundo lugar.
As equipas a disputar a subida são o Varzim, da zona norte, o Tondela, da zona centro, e o Fátima, da zona sul.
Na próxima temporada, por decisão da Federação Portuguesa de Futebol, não foi autorizado o aumento de equipas nas Ligas Zon Sagres e Liga de Honra, que vão disputar a época de 2012/2013, com o mesmo número de equipas.
3.ª Divisão série de subida
PAMPILHOSA DE NOVO NA 2.ª NACIONAL
O sonho voltou a concretizar-se. O Futebol Clube da Pampilhosa volta à segunda divisão nacional na próxima temporada. Era o que os dirigentes, técnicos e jogadores desejavam, bem como os seus associados. Na próxima temporada é necessário manter o clube firme e determinado em continuar nesta divisão.
Depois de ter efectuado o penúltimo encontro no Campo Municipal Carlos Duarte, onde recebeu e venceu por 2-1 a equipa do Sporting de Pombal. Nesta série D, o Benfica de Castelo Branco também acompanha o Pampilhosa para a segunda divisão, porque foi a equipa que ficou em primeiro lugar desta série.
No próximo domingo disputa-se o último encontro, e o Pampilhosa vai deslocar-se a Castelo Branco, onde efectuará o seu último encontro desta época.
xa0
COMPETIÇÕES DISTRITAIS
1.ª Divisão
MANUTENÇÃO DO GDM AINDA É POSSÍVEL
Uma vitória num campo difícil por 2-0, foi o resultado que o Grupo Desportivo da Mealhada conseguiu amealhar na sua deslocação ao campo do Paivense em castelo de Paiva. Esta vitória poderá colocar a equipa mealhadense numa posição que poderá vir a disputar na próxima temporada o campeonato distrital da primeira divisão aveirense.
Para isso terá de vencer o último encontro, que vai ser difícil, mas não impossível, frente à equipa da Gafanha da Nazaré, no próximo domingo no Estádio Municipal Dr. Américo Couto na Mealhada.
Os adeptos têm uma palavra a dizer, no acompanhamento da equipa e no seu incitamento à vitória, que poderá ser o jogo da decisão final.
Juvenis – 1.ª Divisão série dos primeiros
A equipa de juvenis do Grupo Desportivo da Mealhada jogou no campo de relva sintética frente à equipa do Feirense, e perdeu por 3-2, mas o resultado foi um pouco falseado por uma má decisão dum dos assistentes do árbitro do encontro.
Benjamins A série dos primeiros
A equipa de Benjamins A do Desportivo da Mealhada viajou até Oliveira de Azeméis, onde defrontou a Oliveirense e perdeu por 4-2.
xa0
FUTSAL
Distrital 2.ª Divisão
Terminou o campeonato
A equipa do Atlético Clube terminou o seu campeonato no Pavilhão Municipal do Luso, onde defrontou a equipa de Vilarinho do Bairro. O encontro da última jornada deu em empate a 5-5, ficando a sensação que a equipa da casa tinha todas as possibilidades para vencer.
O Futebol Clube de Barcouço também terminou o campeonato no seu pavilhão frente ao ISPAB, e sofreu uma derrota pesada por 15-2.
AS
xa0
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
