Crónica da Jornada futebolística e de futsal – 4 e 5 de fevereiro
Por: AFONSO SIMÕES FUTEBOL COMPETIÇÕES NACIONAIS Taça da Liga Foram interrompidos os campeonatos da Liga Zon Sagres e da Liga […]
Por: AFONSO SIMÕES
FUTEBOL
COMPETIÇÕES NACIONAIS
Taça da Liga
Foram interrompidos os campeonatos da Liga Zon Sagres e da Liga Orangina, a fim de terem lugar os jogos da última jornada da Taça da Liga. Alguns jogos de muita importância para se classificarem para as meias-finais desta prova.
Grupo A: O Sporting, no Estádio José de Alvalade, onde recebeu o Gil Vicente, último carrasco do Futebol Clube do Porto, tinha de vencer a partida para conseguir o apuramento, porque em caso de empate passaria o Gil Vicente. Os Galos de Barcelos não foram passear para Lisboa e mandaram o leão, moribundo, para fora da Taça da Liga. Ainda no mesmo grupo, o Moreirense recebeu a equipa do Rio Ave, e os avenses caíram perante uma equipa da Liga Orangina, ao perderem por 1-0.
Grupo B: O encontro entre o Benfica e Marítimo, que se disputou no Estádio da Luz, juntou duas equipas com necessidade de vencer, embora o empate para os encarnados chegasse para passarem às meias-finais. O Benfica, com muitos titulares no banco, acabou por vencer a partida por 3-0. Ainda neste grupo, mas só para cumprirem calendário, encontraram-se as equipas de Guimarães e SantaClara, com os vimaranenses a serem derrotados por 1-0, perante um Santa Clara que não atravessa um bom momento.
Grupo C: Em Braga no Estádio Axa, os bracarenses encontraram muitas dificuldades para conseguirem vencer o Portimonense, último classificado da Liga Orangina. Já em período de compensação e no último minuto, um livre fantasma marcado à revelia por Hugo Viana deu a vitória ao Braga. Ainda no mesmo grupo e em Penafiel, a equipa local recebeu o Nacional da Madeira. Já com tudo decidido quanto à equipa que passava às meias-finais, o Nacional acabou por vencer por 2-1.
Grupo D: O Futebol Clube do Porto, ao receber o Vitória de Setúbal, não teve dificuldades em bater os vitorianos por 2-0. No mesmo grupo e apenas para acabarem com a terceira jornada, disputou-se o encontro entre o Estoril Praia e o Paços de Ferreira, que os pacenses venceram por 1-0.
Com os resultados acima descritos, estão apuradas as seguintes equipas para as meias-finais: Benfica, Sp. Braga, Gil Vicente e Porto.
Nas meias-finais, teremos um Benfica-Porto, e Gil Vicente-Sporting de Braga, a realizar a 21 de Março, no Estádio da Luz e em Barcelos, respetivamente a uma só mão.
Taça de Portugal
Nos dias 7 e 8 de fevereiro, ou seja, terça e quarta-feira, também se disputam os jogos da segunda mão das meias da Taça de Portugal, com os seguintes encontros: Oliveirense Académica, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, para no dia 8 o Nacional da Madeira Sporting, na Choupana, para encontrar os dois finalistas, que irão estar presentes no Estádio do Jamor em Lisboa, para disputarem a final da Taça de Portugal.
2.ª Divisão zona centro
Deram os seus frutos as chicotadas psicológicas dos clubes bairradinos, Anadia, e Oliveira do Bairro, onde ambos mudaram de treinador e foram arrancar vitórias a terrenos alheios e de grandes dificuldades. O Anadia nos Açores bateu o Angrense por 2-1, trazendo três preciosos pontos na bagagem. O Oliveira do Bairro, venceu num terreno difícil em Gondomar, e logo por um resultado bastante gordo 3-0. Uma vitória oportuna para lançar os oliveirense na corrida da salvação se ainda forem a tempo disso.
3.ª Divisão série D
O Futebol Clube da Pampilhosa, após o percalço frente ao Benditense no seu ambiente, deslocou-se ao terreno do Sporting de Pombal. Não era fácil esta deslocação, uma vez que a equipa de Pombal, está na luta pelos primeiros lugares, bem como a equipa do Pampilhosa. Todos os cuidados eram poucos neste encontro, mas os pampilhosenses, feridos da sua dignidade pela derrota na jornada anterior, não deram tréguas ao seu adversário que mesmo a jogar perante os seus adeptos foram goleados por 1-4.
COMPETIÇÕES DISTRITAIS
1.ª Divisão
O Desportivo da Mealhada voltou a jogar fora do seu terreno. Deslocou-se a casa do lanterna vermelha, o Águas Boas, num campo impróprio para a modalidade, uma vez que o terreno muito irregular e em terra batida, sabia-se de antemão que os jogadores mealhadenses iriam encontrar muitas dificuldades. Como têm vindo a fazer boas exibições, embora os resultados não tenham sido os desejados, os jogadores mealhadenses, tudo fizeram para vencer o encontro, que mais uma vez terminou empatado a 1-1.
2.ª Divisão série D
O Sport Clube do Carqueijo, no Campo da Carreta, enfrentou um dos fortes candidatos ao título. Perdeu o primeiro lugar na ronda anterior porque o Calvão no seu reduto, não deixou que os famalicenses vencessem, roubando-lhe assim o comando. Era para os jogadores do Carquejo, um jogo de certa importância, porque o CRAC continua de pedra e cal na terceira posição. Jogar no Campo da carreta não é fácil e o Famalicão perdeu por 2-1.
O Clube Desportivo do Luso no Centro de Estágios do Luso, teve de enfrentar a equipa do CRAC, terceiro classificada na série D. Não era um jogo de muitas facilidades para os lusenses, porque a equipa de Parada de Cima do concelho de Vagos, aos poucos chegou a uma posição que poderá ainda subir mais. O jogo teve muitas alternâncias no resultado e os mais favorecidos foram os de Parada de Cima que conseguiram uma vitória justa por 4-3.
O Benfica de Arinhos deslocou-se a Vila Nova de Monsarros, para jogar com a equipa local. No campo Val das Cavadas é difícil passar qualquer equipa e o Benfica de Arinhos saiu de Vila Nova com mais uma derrota por 2-0.
Juniores – 2.ª Divisão série dos primeiros
O Futebol Clube da Pampilhosa, depois de ter ultrapassado um obstáculo difícil em S. Martinho do concelho de Castelo de Paiva, jogou no Campo Germano Godinho, agora dotado de relva sintética, primeiro jogo dos juniores naquele recinto, onde recebeu o Clube Desportivo de Loureiro do concelho de Oliveira de Azeméis. Não se adaptaram bem à relva sintética e perderam os primeiros pontos desta segunda fase, porque o jogo terminou empatado sem golos.
O Desportivo da Mealhada, teve de medir forças com a equipa da Ovarense, também em terreno de relva sintética, e a equipa da casa, mais uma vez a utilizar juvenis, venceu com todo o mérito por 4-1, tendo dois dos golos sido apontados pelos jogadores da equipa de juvenis e muito bem executados, qualquer um deles.
Juvenis
1.ª Divisão zona sul
Início da segunda fase, onde o Desportivo da Mealhada conseguiu chegar na série dos primeiros. No primeiro encontro recebeu a equipa do Sporting de Espinho e perdeu por 2-0. Um resultado justo, mas os locais por tudo quanto fizeram ao longo do jogo, mereciam pelo menos o golo de honra.
2.ª Divisão série dos últimos
O Futebol Clube da Pampilhosa, no campo Germano Godinho na Pampilhosa, defrontou a equipa da União Desportiva Mourisquense. Os pampilhosenses ainda não se habituaram a jogar na relva sintética e perderam por 1-0.
Iniciados – 2.ª Divisão
Série dos primeiros
A equipa de iniciados do Grupo Desportivo da Mealhada, viajou para o recinto do Carregosense, no concelho de Oliveira de Azeméis. Nada fácil para os jovens jogadores mealhadenses, mesmo olhando ao horário do jogo, para quem tem de percorrer quase cem quilómetros. A equipa da Mealhada foi mais atrevida e venceu por 4-3. Excelente vitória para quem apostou na subida de divisão, que parece estar ao seu alcance.
Série dos últimos
O Futebol Clube da Pampilhosa, no recinto da LAAC em Aguada de Cima do concelho de Águeda, não conseguiram resistir ao maior caudal ofensivo da equipa local e perderam por 5-1.
Infantis A
A equipa de Infantis A do Desportivo da Mealhada, depois de uma derrota em Oliveira do Bairro, recebeu e venceu a equipa do BETEL Ponte de Vagos por 6-3.
A equipa do Futebol Clube da Pampilhosa, também se estreou no relvado sintético do Campo Germano Godinho na Pampilhosa frente ao Oliveira do Bairro, mas não foram felizes na estreia do novo relvado, porque perderam por 15-0.
Infantis B
A equipa de Infantis B do Desportivo da Mealhada no campo do Calvão, perdeu por 4-2.
Benjamins A
A equipa de Benjamins A do Desportivo da Mealhada, a disputar a série dos primeiros, foi iniciar a segunda fase deste campeonato, ao reduto do Oliveira do Bairro, onde venceu por 3-2. Estão a provar porque é que foram os campeões da sua série.
O Futebol Clube da Pampilhosa que está a disputar a fase dos últimos, recebeu e perdeu com a equipa do Ribeira Azenha por 4-2.
A equipa de Benjamins A do Clube Desportivo do Luso, que também está a disputar a fase dos últimos, jogou no campo n.º 2 no Centro de Estágios do Luso, onde defrontou a equipa do Anadia, cujo resultado foi de 7-0 para os visitantes.
Benjamins B
A equipa de Benjamins B do Desportivo da Mealhada, recebeu e venceu o Ribeira Azenha por 16-0.
Traquinas A
A equipa dos Traquinas do Desportivo da Mealhada, só joga no próximo fim-de-semana dia 11 de Fevereiro e deslocam-se ao BETEL Ponte de Vagos, para darem início à segunda fase do campeonato.
Feminino
A equipa feminina do Futebol Clube da Pampilhosa, deslocou-se ao campo do Alvarenga concelho de Arouca, onde voltou a perder frente à equipa do Rossas por 2-0.
xa0
FUTSAL
2.ª Divisão
O Atlético Clube do Luso no Pavilhão de Vilarinho do Bairro, onde defrontou a equipa local, venceu por 6-4. O Futebol Clube de Barcouço, no Pavilhão de Paços de Brandão, jogou frente à equipa do A.A. ISPAB, tendo voltado a perder por 12-2.
Juniores
A equipa de juniores do Atlético Clube do Luso, no Pavilhão do Covão do Lobo, perdeu por 17-2.
Autor: Jornal da Mealhada
