Terça-Feira, 24 de Abril de 2012

Crónica da Jornada futebolística e de futsal

Crónica da Jornada futebolística e de futsal

Região

Crónica da Jornada futebolística e de futsal

xa0 Crónica da jornada de 21 e 22 de Abril de 2012 POR AFONSO SIMÕES xa0 Liga Europa No dia […]

xa0

Crónica da jornada de 21 e 22 de Abril de 2012

POR AFONSO SIMÕES

xa0

Liga Europa

No dia 19 quinta feira passada, realizou-se no Estádio José de Alvalade XXI, o primeiro encontro da meia final da Liga Europa, onde o Sporting recebeu e venceu, a equipa do Atlético de Bilbau de Espanha por 2-1. Depois de estarem a perder por 1-0, a equipa do Sporting reagiu muito bem e lançou-se deliberadamente ao ataque e conseguiu dois belos golos, assegurando a vitória, mas a eliminatória desta meia final fica guardada para o campo do Atlético de Bilbau no dia 26 do corrente, quando se disputar a segunda volta desta eliminatória que ainda está longe de ser resolvida.

xa0

Liga Zon Sagres

Aproxima-se o final do campeonato, onde nenhuma das equipas pretende perder pontos nesta fase.

O Futebol Clube do Porto continua de pedra e cal no primeiro lugar da classificação geral. Desta feita a vítima foi o Beira-Mar que no Estádio do Dragão sofreu pesada derrota por 3-0, com boa exibição dos donos da casa.

O Benfica jogou no seu reduto, Estádio da Luz, e pela primeira vez, mesmo à luz do dia, uma vez que o jogo se realizou às 17 horas de sábado dia 15 do corrente. O seu adversário foi o Marítimo, que quer continuar a segurar um lugar na Europa, mas os jogadores encarnados, precavidos de qualquer surpresa, não deram grandes hipóteses de vitória ao seu adversário, porque o Benfica venceu por 4-1. Embora as águas andem um pouco agitadas para as bandas da Luz, por falta de promessas não cumpridas pelo presidente do Benfica na campanha eleitoral, mas espera-se que tudo acalme e acabe em bem para que na próxima temporada essas mesmas promessas sejam cumpridas.

O Sporting de Braga que tem perseguido a liderança, deslocou-se ao campo do Paços de Ferreira, onde encontrou uma equipa moralizada e com vontade de vencer perante os seus associados. Os bracarenses ainda lutam pelo segundo lugar e o jogo terminou com um empate a uma bola. Com este resultado o Sporting de Braga atrasou-se pela corrida ao segundo lugar, que muito dificilmente será perdido pelo Benfica.

O Sporting, depois de uma noite europeia na quinta feira finda, teve de se deslocar à Madeira, onde defrontou o Nacional. Jogar na Choupana não é fácil, mas o Sporting conseguiu mais uma vitória na era de Sá Pinto, por 3-2. Foi realmente complicada a deslocação, mas com a vantagem que o Sporting atingiu ainda no primeiro tempo era muito difícil aos madeirenses darem a volta ao resultado, que diga-se só apareceu na marcação de uma grande penalidade.

O Gil Vicente no seu ambiente defrontou a equipa do Rio Ave e não foi além de um empate sem golos. Acusaram os Galos de Barcelos o esforço dispendido frente ao Benfica para a conquista da taça da liga, que seguiu parta Lisboa.

Em Santa Maria da Feira, o lanterna vermelha, o Feirense, ao receber no seu ambiente a equipa do Vitória de Setúbal, tinha necessidade de vencer para ainda sonhar com a permanência neste escalão, o que parece muito difícil. Defrontou o Vitória de Setúbal moralizado pelos últimos resultados alcançados, mas a equipa de Santa Maria da Feira venceu por 1-0, num encontro que foi disputado palmo a palmo até ao apito final do árbitro.

A Académica que tem atravessado um mau momento, só entrou em cena na segunda feira, no Estádio Cidade de Coimbra frente á equipa do Olhanense, bem posicionada na tabela classificativa. Era um jogo de grande importância para a sobrevivência da Académica na Liga Zon Sagres. Tanto desperdício pelos academistas que acabaram por perder o encontro por 1-0. Resta agora nas três últimas jornadas salvarem a despromoção que está presa por um ponto apenas. O calendário não lhes é nada favorável, mas em futebol tudo pode acontecer, como dizia o treinador da Académica no final deste encontro.

xa0

Liga Orangina

O líder desta Liga, o Estoril Praia, teve uma deslocação complicada ao reduto do Moreirense. Perdeu por 2-1, quando tudo se encaminhava para que o Estoril terminasse o jogo empatado. Falta-lhe uma vitória apenas para festejarem a subida, o que se espera seja já no próximo fim de semana, quando defrontar a equipa do Santa Clara, no Campo Coimbra da Mota no Estoril.

O seu adversário o Moreirense, com esta vitória ficou isolado no segundo lugar da classificação geral, uma vez que o Desportivo das Aves, também não conseguiu mais que um empate, na sua deslocação ao terreno emprestado da Atlético que tem vindo a utilizar o antigo Estádio da Reboleira na Amadora.

Quem está a tentar e muito bem escapar à despromoção é o Portimonense, que foi dado como uma das equipas despromovidas logo no início da segunda volta, mas tem feito uma recuperação de alto nível. Recebeu a equipa do Freamunde e voltou a vencer por 2-0, deixando de vez a zona de despromoção, entregue agora ao Sporting da Covilhã e Freamunde. Nas três últimas jornadas têm de ultrapassar estes lugares que não são desejados por ninguém.

Para atingirem a segunda posição está apenas o Moreirense e Desportivo das Aves, onde ambos os conjuntos esperam chegar a esse lugar.

xa0

2.ª Divisão zona centro

Anadia deixou-se mais uma vez surpreender no seu ambiente, tem sido uma constante esta temporada. Desta vez foi a equipa do Amarante quem veio estragar os planos do Anadia, ao vencer por 2-1, no Estádio Municipal daquelas cidade. È certo que o Anadia há muito que tem um lugar reservado na próxima temporada na segunda divisão nacional, mas perder junto dos seus associados deixa amargos de boça.

O Oliveira do Bairro, depois de casa roubada trancas na porta. Obteve mais uma vitória fora do seu ambiente, desta feita na deslocação ao campo do Angrense nos Açores, onde venceu por 3-2. Já acordou muito tarde, porque agora na próxima temporada vai disputar a terceira divisão nacional, porque há muito que está despromovido.

Resta na última jornada no próximo fim de semana acabarem o campeonato em beleza, com uma vitória frente aos seus adeptos, para que estes não fiquem desiludidos totalmente.

xa0

3.ª Divisão série dos primeiros

Futebol Clube da Pampilhosa perdeu uma das grandes oportunidades de se colocar na primeira posição. Defrontou o Benfica de Castelo branco, um dos fortes candidatos á subida de divisão, e não foi além de um empate a duas bolas.

No próximo fim de semana volta a jogar no Campo Carlos Duarte na Pampilhosa, onde defronta a equipa da Marinha Grande última classificada desta segunda fase.

xa0

Distritais

1.ª Divisão

O Grupo Desportivo da Mealhada, jogou no Estádio Municipal Dr. Américo Couto, frente á equipa do Paços de Brandão. Os mealhadenses venceram por 1-0, mas não deve ser o suficiente para continuar na primeira divisão, porque são duas equipas do distrito de Aveiro a descerem da terceira divisão para os distritais. Sanjoanense e Valecambrense têm o destino marcado, de na próxima temporada voltarem a estar nos distritais aveirenses.

A próxima deslocação ao reduto do Lourosa é muito complicada, embora o Lourosa não tenha pontos suficientes para chegar a um lugar que lhes permita a subida de divisão.

xa0

Juniores

2.ª Divisão série dos primeiros

Não houve jornada deste campeonato, para acerto do calendário, uma vez que algumas equipas tinham, jogos de atraso. Grupo Desportivo da Mealhada e Futebol Clube da Pampilhosa ficaram em descanso, pois poderá vir a fazer bem a estes atletas que parece que se esgotaram antes de terminar o campeonato.

xa0

Juvenis

1.ª Divisão série dos primeiros

No campo de relva sintética na Mealhada, houve derby bairradino, onde a equipa do Desportivo da Mealhada recebeu o seu vizinho Anadia. Só o nome deixa os jogadores locais atemorizados. O jogo foi muito bem disputado palmo a palmo e a equipa da casa só falhou na finalização, onde criou imensas oportunidades para marcar e não conseguiu. O seu adversário marcou um golo bastante cedo, defendeu-o com unhas e dentes até ao apito final do árbitro. Pelo que presenciamos o empate seria um resultado certo e justo, por tudo quanto os jogadores fizeram em campo, durante o encontro.

xa0

Iniciados

2.ª Divisão série dos primeiros

Com o campeonato parado, a equipa de iniciados do Grupo Desportivo da Mealhada, aproveitou para jogar um encontro atrasado frente ao Mourisquense e no campo deste. O jogo terminou empatado a três bolas.

Infantis A

A equipa de Infantis A do Grupo Desportivo da Mealhada deslocou-se ao reduto do Paredes do Bairro, do concelho de Anadia, onde aplicou uma derrota á equipa local por 3-1.

xa0

Infantis B

A equipa de infantis B do Desportivo da Mealhada, deslocou-se a Oiã, onde jogou frente á equipa local e perdeu por 5-3.

xa0

Benjamins A

Série dos primeiros

A equipa de Benjamins A do Grupo Desportivo da Mealhada, foi ao reduto do Taboeira, onde também perdeu por 2-0.

Série dos últimos

Um derby entre duas equipas de Benjamins A, o Clube Desportivo do Luso, recebeu e venceu a equipa do Futebol Clube da Pampilhosa por 4-1. Temos de considerar que a equipa de Benjamins A do Luso, está a realizar um campeonato muito acima daquilo que muita gente esperaria. Na época anterior não venceu a ninguém e esta temporada vence quase todos os encontros.

xa0

Benjamins B

A equipa de Benjamins B do Desportivo da Mealhada, jogou frente à equipa do Águas Boas, no campo de relva sintética na Mealhada e no final do encontro o resultado bastante gordo por 19.0, para a equipa mealhadense.

xa0

Traquinas A

A equipa de Traquinas A do Desportivo da Mealhada, folgou nesta jornada.

xa0

Futsal

Atlético Clube do Luso deslocou-se ao Pavilhão Municipal do Luso, recebeu e venceu a equipa do Branca Activa por 7-1.

Finalmente a equipa do Futebol Clube de Barcouço, no Pavilhão Municipal de Barcouço, arrancou a sua primeira vitória deste campeonato. Recebeu e venceu por 5-4, a equipa do Clube de Albergaria. Foi tarde mais valeu a pena, porque pode moralizar os jogadores para o resto do campeonato e para a próxima temporada.

xa0

Taça Amizade de Anadia

Alguns clubes do concelho de Anadia, decidiram organizar a Taça da Amizade de Anadia. Depois dos campeonatos terem terminado e para que os clubes não fiquem tantos meses parados, foi então organizada esta taça, que já leva duas jornadas concluídas:

22-04-2012 – Aguim Famalicão, no campo do Aguinense.

29-04-2012 – Vila Nova de Monsarros Famalicão, no campo do Vila Nova

06-05-2012 – Famalicão Monsarros, no campo do Famalicão

13-05-2012 – Famalicão Aguim, no campo do Famalicão

20-05-2012 – Aguim Vila Nova de Monsarros, no campo do Aguinense

Encerramento: Dia 26-05-2012, no parque das merendas em Mogofores, com a entrega de prémios e confraternização das equipas das localidades participantes e suas assistências festa de encerramento.

xa0

xa0

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.