DEMOCRACIA…(sentido lato)
É no mínimo difícil e no máximo pretensioso, querer saber definir DEMOCRACIA. Quase tão difícil como CAMÕES dizia ser, definir […]
É no mínimo difícil e no máximo pretensioso, querer saber definir DEMOCRACIA. Quase tão difícil como CAMÕES dizia ser, definir o amorPor esse mesmo motivo, falarei do que penso a este respeito, sem afirmar outra coisa que não o que a experiência já me fez ver.
Etimologicamente, a palavra vem do Grego, da Antiguidade Clássica de há milhares de anos, quando se desenvolveram as sociedades de ESPARTA E ATENAS e tinha a ver com a ideia de que o povo é quem deve governar. Demagógico! Todos sabemos que as sociedades são constituídas por indivíduos, completamente diferentes uns dos outros e, por conseguinte, cada cabeça, sua sentençaPor outro lado, imperfeito como é, apesar de feito à imagem e semelhança de Deus, o homem tende a reverter em seu favor os ideais que podem gerar riqueza e poder. O sistema, portanto, nem em Esparta nem em Atenas, funcionava, senão para quem dele se servia e dele procurava tirar dividendos; assim tem sido, ao longo dos milhares de anos que formam já a Humanidade.
Democracia não pode ser anarquia nem ditadura. Hoje, até AHMADINEJAD, do Irão e ASSAD, da Síria,sentem ser democratas, para já não falar do Sudão ou do Zimbabué!
A este ponto da minha reflexão, vem-me à ideia o filósofo ROUSSEAU (1712-1778), inicialmente, um dos ENCICLOPEDISTAS franceses, a par de DIDEROT e MONTESQUIEU, que afirmava ser o Homem um bom selvagem, tão naturalmente bom que a sociedade é que o corrompia! Isto está escrito no seu O Contrato Social, que, por acaso, estudei, graças ao amor pela democracia de um Professor da Faculdade de Letras, que tive a sorte de apanhar numa cadeira de opção. Devo dizer que isto é muito mais complexoe que o filósofo Positivista JOHN LOCKE e IRVING KRISTOL se encarregaram de dizer OUTRAS verdades a respeito do Homem
A ideia de DEMOKRATIA dos gregos, foi-se alterando de tal modo que hoje só entendemos o sentido mais lato da palavra.Hoje, século XXI da era cristã, nada é como dantesse é verdade que a democracia alguma vez foi aquilo que nos ensinarammelhor ainda, aquilo que a vida nos foi ensinando! Em Portugal, meu país, sei que não é!sei que está a ser cada vez menosa passos cada vez mais largosde um modo anestesiante, galopante e assustador, para um país que fez uma revolução em 1974, para se libertar de um SALAZAR ou um MARCELO CAETANO!
Todos os Estados, mesmo que governados por ditaduras, têm a mania de se auto-proclamarem democráticos! Alguns, deitam da boca para fora ideias de Igualdade (equidade, como agora dizem!), de respeito por todas as camadas populacionais e pelos mais desprotegidostodos dizem de acordo com a cartilha que os cidadãos são iguais perante a Lei(?????????), independentemente de sexo, religião, etnia, raça ou cor política!
Paremos um pouco, amigos, para olhar o país em que vivemos, Outrora intitulado um cantinho à beira-mar plantado! Olhemos para o nosso país desde, PRINCIPALMENTE, guterres sócratesbarroso
Vejamos como passos coelho vai na senda dos anteriores depois de, na campanha eleitoral, ter afirmado que não queria o governo para colocar amigos em postos importantes, mas apenas governar o país para o tirar da crise!
As medidas tomadas por este homem são de tal modo gravosas que o povo está a deixar de existir, com entidade protagonista da vida do país e a ficar sem forças para reagirAs nomeações para altos cargos da vida do país estão a ser divididas entre os dois partidos da coligação tão desfaçatadamente, que custa a acreditar! O governo está a empobrecer as pessoas e as instituições de tal modo, que é impossível não nos envergonharmos por não reagirmos, tirando-nos a força de agir e a capacidade de SER!ou de SERMOS!
O governo não vê a miséria, não a quer ver, pois que outros têm que enriquecer! Desrespeita os representantes dos trabalhadores, vai às bolsas de cada um buscar, todos os dias de todas as semanas de todo o tempo desde que se plantou nas chefias, os poucos tostões que ainda temosE CATROGA quer ir ganhar mais de 40.000 Euros por mês!
NUNCA A DEMOCRACIA ESTEVE TÃO AMEAÇADA! Mas, se deixarmos, as coisas vão piorar
xa0
Mealhada,11 de Janeiro de 2012
Maria Elisa Ribeiro
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
