Deputados PSD Aveiro preparam debate sobre «Estado da Nação»
O deputado do PSD Couto dos Santos garantiu que as prioridades estabelecidas para o distrito de Aveiro serão atendidas, salvaguardada […]
O deputado do PSD Couto dos Santos garantiu que as prioridades estabelecidas para o distrito de Aveiro serão atendidas, salvaguardada a disponibilidade financeira. O parlamentar aveirense falava perante os jornalistas no final de uma jornada nacional para a preparar o debate sobre o Estado da Nação, que ocorreu em todo o País.
Sublinhando que os deputados apoiam o Governo mas não são Governo, o parlamentar aveirense usou uma metáfora para classificar a prestação do grupo: somos os sindicalistas do povo junto do Governo. Couto dos Santos elencou, depois, um conjunto de iniciativas desenvolvidas em e por Aveiro, como, por exemplo, a propósito do Baixo Vouga Lagunar, da Linha do Vale do Vouga, da via Arouca/A-32, dos hospitais e Águeda e de Aveiro, do tribunal de Castelo de Paiva, da erosão costeira, entre outras.
A jornada começou com uma reunião de trabalho com a Direção da AIDA Associação Industrial de Aveiro, onde os deputados social democratas tomaram contacto com a realidade da instituição, fazendo-se portadores de alguns dos anseios ali manifestados. O acesso a fundos comunitários e as dificuldades de tesouraria geradas pela dificuldade no acesso ao crédito surgem à cabeça das preocupações.
Quando tomou posse, o Governo assumiu três pilares fundamentais: a consolidação orçamental, a diminuição do endividamento e a aplicação de reformas geradoras de crescimento e emprego lembrou Couto dos Santos, já perante os jornalistas, sublinhando que fora possível recuperar a imagem externa do País e enaltecendo aspetos como a rapidez com que foram feitas as privatizações, a nova lei do arrendamento urbano, o acordo de concertação social num momento crítico, o lançamento de linhas de apoio às PME e os acordos na área da Saúde, que permitiram grande poupança.
Respondendo a questões dos jornalistas, o deputado Ulisses Pereira reconheceu que se perdeu muito tempo à volta da questão do Baixo Vouga Lagunar. Não podemos perder mais, até porque, além da questão relacionada com a agricultura, estamos, agora, com um problema de segurança das populações referiu, dizendo-se convicto de que o projeto é para executar e anunciando para breve uma reunião com a ministra da tutela para abordar o assunto.
A outro nível, o deputado Paulo Cavaleiro lembrou o recente estudo que dá como viável a revitalização da Linha do Vale do Vouga. A integração da ferrovia na futura concessão CP Porto será uma boa solução revelou, recordando que o encerramento anunciado para a Linha fora, entretanto, suspenso, o que é um bom indicador.
Matéria abordada foi, igualmente, a relacionada com o pórtico da A-25 na cidade de Aveiro. A esse respeito, Paulo Cavaleiro garantiu que o tema se mantém na agenda, sempre com o princípio da igualdade no pagamento defendido pelo PSD. Continuaremos a sensibilizar o Governo para a injustiça que o pórtico representa referiu, lembrando que está em curso uma revisão de todo o processo das antigas SCUT, pelo que não tem havido qualquer alteração.
Outros aspetos da intervenção dos deputados eleitos por Aveiro foram, igualmente, objeto de tratamento, como o recuo no encerramento do tribunal de Castelo de Paiva e os esforços com vista a resolver o problema relacionado com o de Sever do Vouga. A via Arouca/Feira também esteve na agenda, já que os parlamentares aveirenses sempre se bateram por ela, sendo que há um acordo entre as câmaras arouquense e feirense com vista a uma solução que agrade às duas partes, gastando-se menos dinheiro. A ponte estabelecida entre o Governo e a administração do hospital de Aveiro e os esforços para solucionar o problema das obras da unidade hospitalar de Águeda também estiveram em cima da mesa.
JM/GP-PSD
xa0
Autor: Jornal da Mealhada
