Diversão marca Dia da Criança na Mealhada
O Parque da Cidade da Mealhada encheu-se de cor, alegria e famílias felizes no passado domingo, dia 1 de junho, […]
O Parque da Cidade da Mealhada encheu-se de cor, alegria e famílias felizes no passado domingo, dia 1 de junho, na Festa da Criança, que terá sido, segundo a autarquia, a mais participada dos últimos anos. A coincidência do Dia da Criança com um domingo, o tempo soalheiro e a diversidade de atividades explicam o sucesso desta celebração, que transformou o espaço verde num grande parque de diversão ao ar livre.
Ao longo do dia, mais de 3000 crianças e as suas famílias circularam pelos vários espaços de animação. A festa da espuma, os insufláveis — incluindo um aquático —, o escorrega de água, o Disc Golf, a Capoeira e a visita à “Fazenda dos Animais” garantiram momentos de pura diversão para os mais novos. Gansos, cabras, patos e aves de rapina foram algumas das atrações da quinta pedagógica que encantou miúdos e graúdos.
A programação incluiu ainda um Mercadinho, ateliers criativos e jogos, promovidos por diversos serviços municipais e entidades locais nas áreas da educação, saúde, ação social, ambiente e cidadania. Um dos destaques foi a Eco-Mostra, que reforçou a componente de educação ambiental do evento, com a participação da Valorpneu, Escola Superior Agrária de Coimbra, FSC Portugal, Associação de Apicultores, Fundação Mata do Bussaco, ERSUC e ClimAgir. Cada entidade dinamizou atividades e jogos educativos para sensibilizar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente.
O evento contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa (escorrega de água), Bombeiros Voluntários da Mealhada (festa da espuma), Cruz Vermelha da Mealhada (demonstrações), GNR (demonstração cinotécnica) e da Água de Luso, que assegurou a hidratação dos participantes.
Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, a imagem do Parque da Cidade cheio de vida foi motivo de orgulho: “Olhar à volta e ver o Parque da Cidade cheio de vida, de cor, de famílias reunidas e de crianças felizes é um motivo de profunda emoção. Hoje celebramos não apenas a infância, mas tudo aquilo que lhe dá sentido: a educação, o ambiente em que crescemos e, sobretudo, a família”.
O autarca sublinhou ainda a importância de momentos como este para reforçar valores como sustentabilidade, cidadania e comunidade.
A Festa da Criança 2025 da Mealhada voltou assim a afirmar-se como um dos momentos altos do calendário municipal, promovendo o convívio intergeracional, o contacto com a natureza e o acesso gratuito a experiências educativas e recreativas de qualidade.
Autor: Jornal da Mealhada
