Domingo é dia de «peregrinação» à Locomotiva BA61, na Pampilhosa
Depois de várias semanas de luta e de um número considerável de vitórias e conquistas, o Movimento Cívico pela Permanência […]
Depois de várias semanas de luta e de um número considerável de vitórias e conquistas, o Movimento Cívico pela Permanência da Locomotiva BA61 na Pampilhosa tem uma iniciativa marcada para o próximo domingo, 13 de maio. Nesse dia, os ativistas do Movimento e os pampilhosenses em geral rumarão até ao depósito onde (ainda) está a locomotiva para uma fotografia, para alguns discursos e, acima de tudo, para todos verem o estado em que está a locomotiva, estado que até agora só alguns haviam testemunhado e nesse dia todos poderão ver.
A concentração está marcada para as 11h 30m no Largo do Garoto (ou do Preto), na Pampilhosa. Todos os que adquiriram as t-shirts da causa da BA61 (ver fotografia) devem envergá-las para, a seguir, acompanhados por uma charanga, uma representação da orquestra da Filarmónica Pampilhosense, se deslocarem até à estação da Pampilhosa e, em especial, até ao depósito onde está armazenada a Locomotiva que os pampilhosenses querem continuar a ter na vila ferroviária. Nesse local, está prevista a alocução de algumas intervenções de convidados e segue-se a fotografia com os pampilhosenses de t-shirt e junto da BA61.
Depois, está marcada nova deslocação, desta vez para a Casa Quinhentista, para um almoço convívio. A organização do evento convidou todos os pampilhosenses e aderentes a esta causa a se associarem a esta iniciativa.
Primeira reunião com a Fundação Museu Nacional Ferroviário foi há oito dias
Entretanto já se realizou a primeira reunião entre o Movimento Cívico pampilhosense e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário. Depois de alguns adiamentos a reunião teve lugar no dia 3 de maio, quinta-feira da passada semana, realizou-se na Pampilhosa e serviu para dar inicio ao processo de negociação e entendimento com vista à elaboração de um protocolo entre a Fundação e, previsivelmente, a Câmara Municipal da Mealhada.
JM
Autor: Jornal da Mealhada
