Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2012

Experiência com reintegração de reclusos no concelho da Mealhada deve ser exemplo nacional, garante governante

Experiência com reintegração de reclusos no concelho da Mealhada deve ser exemplo nacional, garante governante

Região

Experiência com reintegração de reclusos no concelho da Mealhada deve ser exemplo nacional, garante governante

EM ATUALIZAÇÃO Fernando Santo, secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, presidiu, hoje, à adenda […]

EM ATUALIZAÇÃO

Fernando Santo, secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, presidiu, hoje, à adenda do protocolo estabelecido entre a Fundação Mata do Buçaco e a Direção-Geral dos Serviços Prisionais e que, na prática, coloca os sete reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, em reintegração laboral na Mata, ao abrigo do Programa BRIGHT.

A Fundação Mata do Buçaco e a Direção-Geral dos Serviços Prisionais assinaram hoje, terça-feira, 7 de fevereiro, uma adenda ao protocolo de apoio e manutenção de espaços verdes, na Mata Nacional do Buçaco, assinado em abril de 2010, no decorrer do bom desempenho demonstrado pelos reclusos no cumprimento do protocolo em vigor. A assistir à assinatura da adenda ao protocolo esteve o Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo, e o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral.

Nos discursos de Rui Gomes – Diretor geral dos Serviços Prisionais – e de Fernando Santo a tónica dominante foi o elogio ao facto de Fundação Mata do Bussaco e Câmara Municipal da Mealhada apostarem de forma tão visivel na reintegração de reclusos. O diretor geral chegou mesmo a contar a história de um recluso que estaria em condições de benefeciar de Liberdade Condicional e disse preferir a continuar a trabalhar na Mata Nacional do Bussaco.

Carlos Cabral manifestou-se disponível para aprofundar este tipo de colaboração entre a autarquia e o Governo da República e António Jorge Franco anunciou que se algum dos reclusos, depois de sair em liberdade, quiser continuar a trabalhar na Fundação, a instituição terá todo o gosto em estabelecer com ele um contrato de trabalho efetivo. O anuncio foi aplaudido por todos e classificado como “a cereja em cima do bolo da reintegração social dos reclusos” no sistema prisional português.

No âmbito do projeto aprovado pelo instrumento comunitário LIFE+ / Natureza e Biodiversidade Projeto BRIGHT Bussacos Recovery of Invasions Generating Habitat Threats – e face ao desempenho assegurado no cumprimento do Protocolo em vigor, a Fundação Mata do Buçaco preconizou a possibilidade de que um conjunto de trabalhos e funções, necessárias à boa realização daquele projeto, possam ser realizados por reclusos de Estabelecimentos Prisionais. Assina-se, assim, na próxima terça-feira, um acordo adicional ao Protocolo de Colaboração existente e através do qual a Mata Nacional do Buçaco acolhe já sete reclusos em regime de trabalho exterior.

Fernando Santo, Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, é o segundo membro do Governo a visitar a Mata do Bussaco em menos de uma semana. Daniel Campelo, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural esteve no Bussaco na passada quarta-feira.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.