Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2016

Exposição evocativa da Grande Guerra até janeiro

Exposição evocativa da Grande Guerra até janeiro

Região

Exposição evocativa da Grande Guerra até janeiro

O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, inserido no plano anual de atividades para o ano 2016, participou na […]

O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, inserido no plano anual de atividades para o ano 2016, participou na inauguração da exposição evocativa da Primeira Grande Guerra 1914-1918 no passado dia 24 de novembro, pelas 15h no Museu da Pedra.xa0 A Exposição estará patente ao público até 15 de janeiro de 2017.

A exposição está subdividida em quatro temas expostos no seu espaço. Os temas vão desde uma exposição fotográfica sobre a participação do corpo Expedicionário Português na Primeira Grande Guerra com apoio da Liga dos Combatentes e armamento da mesma época com apoio do Museu Militar do Porto, cartoons militares do Coronel Vicente da Silva e instrumentos utilizados nos serviços de saúde cedidos pelo Museu Militar de Elvas.

Neste espaço também estão expostas peças de colecionadores de artigos militares do concelho de Cantanhede Joaquim Roque, sócio do Núcleo, António Cardoso, Ricardo Gentil Santos e Museu Rural e Etnográfico do Rancho Regional Os Esticadinhos. O programa de inauguração teve início às 15h com a receção de boas vindas aos convidados por Pedro Cardoso. Após este momento, o Major General Idílio de Oliveira Freire, Presidente da Assembleia do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, proferiu algumas palavras sobre o tema e de seguida convidou todos os presentes a seguirem a visita guiada por Carlos Gregório a todas as salas onde estavam expostos os artigos museológicos e onde as explicações de uma forma simples, mas bastante rigorosa, foram dadas sobre cada tema da coleção.

Presentes estiveram cerca de meia centena de sócios do Núcleo de Cantanhede e alguns elementos do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e ainda o Subdiretor do Centro de Saúde Militar de Coimbra, Tenente Coronel Médico Roque. De seguida teve lugar no auditório do Museu uma palestra onde o orador Major Jorge de Carvalho apresentou Jaime Cortesão e o Batalhão de Infantaria Nº23. No final foi servido um espumante de honra da região de Cantanhede. Foi uma tarde bem passada e o balanço foi bastante positivo e as expectativas todas excedidas. O Núcleo de Cantanhede, agradece a colaboração e o apoio dado pelo Museu da Pedra e a todos aqueles que estiveram presentes para que esta iniciativa fosse possível. Uma atividade que divulga a história e promove a cultura.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.