Quarta-feira, 19 de Março de 2025

Exposição “Metamorfose do Ferro Perdido” patente no Centro de Animação Cultural

Exposição “Metamorfose do Ferro Perdido” patente no Centro de Animação Cultural

Região

Exposição “Metamorfose do Ferro Perdido” patente no Centro de Animação Cultural

Está patente no Centro de Animação Cultural a exposição “Metamorfose do Ferro Perdido”, da autoria de Paulo Gouveia. A mostra […]

Está patente no Centro de Animação Cultural a exposição “Metamorfose do Ferro Perdido”, da autoria de Paulo Gouveia. A mostra foi inaugurada no passado dia 15 de março e contou com a presença do artista, cuja obra se destaca pela reutilização de materiais metálicos descartados, transformando-os em esculturas.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Vereadora da Cultura, Ilda Matos, que elogiou a criatividade do artista e incentivou a comunidade a visitar a exposição e a participar nos eventos culturais promovidos pelo município. Machado Lopes, presente na sessão, destacou a singularidade da expressão artística de Paulo Gouveia, descrevendo o seu trabalho como um processo que confere “ordem ao caos”, convertendo ferro velho em obras de arte.

O evento foi também marcado pela atuação do duo Colorlles, formado por Ricardo Costa (piano) e João Lucas (saxofone), integrado no programa do Mortágua Jazz Fest

Paulo Gouveia nasceu em Lisboa, em 1967, e tem formação em eletromecânica. Aos 17 anos, emigrou para a Venezuela, onde trabalhou na montagem de elevadores. De regresso a Portugal, em 1999, fixou-se em Covões, Cantanhede, onde desenvolveu o gosto pelo trabalho artístico com ferro. Atualmente, a sua coleção ultrapassa as 500 peças, abrangendo diversas temáticas como meios de transporte, instrumentos musicais, imagens religiosas, história, animais e peças decorativas.

A exposição “Metamorfose do Ferro Perdido” pode ser visitada até 30 de abril, nos seguintes horários:
Terça a sexta-feira: 09h00 – 20h30
Sábado: 09h00 – 22h00
Domingo: Durante o horário do cinema

A mostra oferece uma oportunidade para apreciar o trabalho de um artista que transforma “sucata em arte”, proporcionando uma nova perspetiva sobre a reutilização de materiais e a expressão plástica.

Autor: Jornal da Mealhada

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.